Logo Mais Retorno
videos

NTN-B: o que é e como funciona

NTN-B: o que é e como funciona Você sabe o que é NTN-B? No episódio 63 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.NTN-B é…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/04/2022 às 17:25 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Você sabe o que é NTN-B? No episódio 63 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.

NTN-B é a sigla utilizada para denominar as Notas do Tesouro Nacional da série B, ou simplesmente os títulos públicos que possuem rendimento atrelado à inflação (IPCA) mais uma taxa de juro prefixada.

Temos no mercado as NTN-B Principal e as NTN-B. Atualmente, o investidor pode encontrar as duas letras no Tesouro Direto com nomes simplificados como Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com pagamentos semestrais, respectivamente.

Como funciona uma NTN-B?
A NTN-B ou Tesouro IPCA+ com pagamento de juros semestrais funcionam de forma similar a qualquer outro investimento de renda fixa existente. O investidor conhece qual rentabilidade o papel terá com antecedência. Portanto, ao investir nesses títulos, você já saberá quanto receberá ao final, no seu vencimento.

O valor exato não há como saber, mas você já tem em mãos que a inflação mais uma taxa de juro prefixada serão oferecidas como remuneração ao longo do período em que você tiver o título na sua carteira de investimentos.

Além do rendimento entregue no vencimento, a NTN-B ainda tem a questão dos pagamentos semestrais. Dependendo da letra adquirida e de seu vencimento, a cada seis meses o investidor receberá em sua conta o pagamento de juros.

As NTN-B podem ser adquiridas por meio de corretoras e até por bancos.

Relação dos juros e as NTN-B
Por mais que as NTN-B sejam semelhantes ou consideradas produtos de renda fixa, as mesmas ainda possuem algumas características de renda variável.

Ao longo do período em que o investidor possuir os títulos em sua carteira esperando o seu vencimento para, aí sim, conseguir resgatar o valor aplicado mais os juros celebrados no dia da compra, o preço de mercado das suas NTN-B pode acabar flutuando.

Dentro do período de amadurecimento do título, ele sofre com a volatilidade do mercado de juros futuros.

Como a NTN-B possui uma parte do rendimento prefixado, a mesma sofre tal influência do mercado de juros futuros.

Essa movimentação é bem costumeira no mercado, mas se de qualquer forma o investidor permanecer com suas NTN-B em carteira, ele continuará recebendo os pagamentos semestrais.

Além disso, quando o título chegar ao seu vencimento, o investidor receberá o valor aplicado mais a remuneração celebrada na data da compra.

Para que serve as NTN-B?
As NTN-B são bons instrumentos de investimento. Esses títulos costumam ser um dos principais alvos de planos de previdência, uma vez que em sua composição parte dos rendimentos está atrelada ao IPCA, trazendo proteção para problemas relacionados à inflação.

A partir de R$ 30,00 já é possível comprar uma parcela de um título e, assim, começar os seus investimentos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Fundo de Derivativos

Fundo de Derivativos

O que é um fundo de derivativos? O fundo de derivativos é um tipo de fundo de investimentos que tem como foco o trabalho com uma...

  CONTINUAR LENDO