Cuidado com o RISCO dos seus fundos – Entenda a VOLATILIDADE e o DRAWDOWN!
Cuidado com o RISCO dos seus fundos – Entenda a VOLATILIDADE e o DRAWDOWN! Você já identificou algum tipo de risco nos seus investimentos? E nos…
Você já identificou algum tipo de risco nos seus investimentos? E nos fundos, você sabe como identificar os riscos de cada um deles?
Neste vídeo nosso especialista em investimentos Felipe Vieira contou tudo sobre a volatilidade e o drawdown, indicadores importantes para sua carteira de fundos. Vem conferir o vídeo completo!
A volatilidade é uma medida de risco que indica, a partir da análise do comportamento de um ativo durante determinado período de tempo, a velocidade com que ele varia entre a queda e a alta.
Os ativos altamente voláteis não apenas apresentam uma rápida oscilação, como a mesma pode acontecer de maneira muito acentuada. Isso porque a volatilidade também utiliza a intensidade da oscilação como medida.
É, sobretudo, um dado de extrema importância para os investidores. Ao passo que representa uma ameaça maior à lucratividade do investimento, apresenta ricas oportunidades àqueles que souberem se posicionar corretamente diante das suas movimentações.
Importante saber também que existem três tipos de volatilidades:
1. Volatilidade cambial
2. Volatilidade implícita
3. Volatilidade real
Já o Drawdown é a mensuração da queda de uma variável em relação ao seu pico. Complicado?
Como é um conceito utilizado em diversas áreas, vamos focar apenas nas aplicações para as finanças.
Esse é um conceito importante para medir o risco histórico de diferentes investimentos, abrindo a possibilidade de comparação entre diferentes ativos. Você intuitivamente já sabe, pois sente no bolso quando acontece. Para o cálculo matemático veja o vídeo!
Para entender a aplicação destes indicadores em seus fundos de investimentos, acesse nosso site e confira!
Entenda a VOLATILIDADE e o DRAWDOWN e o o RISCO dos seus fundos!
Gostou? Ficou com dúvidas? Conta aqui nos comentários!