videos

Como acompanhar a CURVA DE JUROS?

Como acompanhar a CURVA DE JUROS? Para começar 2021 temos um vídeo exclusivo com o nosso especialista em investimentos Felipe Vieira, sobre a tal da curva…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/01/2021 às 06:48 - Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Para começar 2021 temos um vídeo exclusivo com o nosso especialista em investimentos Felipe Vieira, sobre a tal da curva de juros. Mas afinal o que é curva de juros? Curva de juros nada mais é do que os vencimentos futuros de um empréstimo. É o quanto você aceita para emprestar o seu dinheiro para o governo, ou melhor o quanto o mercado aceita e precifica para emprestar este dinheiro dele para o governo.

Vamos imaginar uma curva que esteja em ascendência: - No ano 1 uma taxa de 2% - Ano 2 com 3% - Ano 3 com 4% E assim sucessivamente. Isso significa que quanto mais longo for meu empréstimo ao governo, mais ele terá que me remunerar! Porque a tendência é de alta, muito possivelmente para gerar um equilíbrio, por exemplo na inflação.

Com o mercado com uma expectativa de uma inflação um pouco mais alta, já entende que o governo tem que fazer um movimento de alta de taxa de juros e isso significa um equilíbrio monetário, durante esse período, mas uma expectativa de alta dessa taxa de juro. Consequentemente, se você empresta seu dinheiro lá na frente, significa que você deve receber uma remuneração melhor.

Existe o caminho inverso também, imagine que estamos em uma tendência de equilíbrio fiscal, de incentivo ao mercado produtivo, saímos de uma taxa alta e começamos a cair.

É aí que você encontra a curva de juros descendente. Então essa taxa de juros está em declínio e o mercado está precificando isso por algum motivo. Seja por um motivo de equilíbrio entre a oferta e demanda ou outros fatores.

 

E aí, gostou? Ficou com dúvidas? Conta aqui nos comentários!

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!