Vendas do varejo sobem 1,1% em setembro ante agosto, mostra IBGE
Resultado do varejo avançou acima do consenso de mercado
As vendas do comércio no varejo subiram 1,1% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 9, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, positiva em 0,2%, e perto do teto do intervalo das previsões, de alta de 1,4%. O piso era baixa de 0,8%.
Na comparação com setembro de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,2% em setembro de 2022. Nesse confronto, as projeções iam de uma queda de 0,5% a aumento de 3,5%, com mediana positiva de 1,5%. As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 0,8% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve queda de 0,7%.
Varejo ampliado
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,5% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado veio acima da mediana, positiva em 0,7%, e dentro do intervalo das projeções (recuo de 0,5% a avanço de 2,5%).
Na comparação com setembro de 2021, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 1% em setembro de 2022. Nesse confronto, as projeções variavam de redução de 1,9% a expansão de 1,7%, com mediana positiva de 0,4%. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam queda de 0,6% no ano e redução de 1,6% em 12 meses./Agência Estado.
Leia mais:
- Ações, títulos públicos ou fundos multimercado, o que rendeu mais nos últimos 15 anos? Confira as comparações
- Poupança: sangria continua em outubro, ao mesmo tempo que a inadimplência bate recorde entre as famílias
- Com aposta na volta da inflação, 18 fundos de renda fixa encerram outubro com retornos acima de 1,70%