Outros

Vale a pena investir na empresa Walmart em 2021?

Walmart é o nome de uma das maiores companhias do mundo no que se refere ao setor de departamentos. Está presente em mais de 27 países…

Data de publicação:14/06/2021 às 05:23 - Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Walmart é o nome de uma das maiores companhias do mundo no que se refere ao setor de departamentos. Está presente em mais de 27 países (incluindo Brasil) através de 11 mil lojas representadas com mais de 50 nomes diferentes.

Conhecida pela qualidade e também variedade dos produtos oferecidos, a empresa é facilmente lembrada quando o assunto é supermercados. Aqui no Brasil, em muitas cidades, recebe o nome de BIG, mas em determinados lugares já se encontra pelo próprio nome Walmart, bem como é nos Estados Unidos, seu país de origem.

Possui capital aberto desde 1972 e tem suas ações negociadas na Bolsa Americana NYSE (New York Stock Exchange​). Aqui no Brasil, investidores interessados conseguem adquirir suas ações através das BDRs, de uma maneira super simples e prática.

Se você tem interesse em saber mais sobre esta grande multinacional estadunidense, fique ligado no artigo de hoje! Aqui você irá conhecer mais sobre a empresa, como ela funciona, o que fazer para investir em suas ações, qual a rentabilidade e se vale a pena ou não.

Tenha uma ótima leitura!

O que é o Walmart?

Conhecida por ser uma grande rede de supermercados ao redor do mundo, a Walmart foi fundada em 1969 por Sam Walton e possui sede em Bentoville, Arkansas, EUA. Era inicialmente chamada de Wal-Mart, mas em 2008 tornou-se uma palavra só.

Está presente no Brasil desde 1995 onde ganhou preferência de muitos brasileiros quando o assunto é loja de departamentos. Sua primeira loja aqui no país foi em São Caetano do Sul, mas em seguida expandiu seus negócios ao adquirir a rede Bompreço no nordeste e logo após, a rede Sonae.

Hoje em dia já encontramos lojas com o próprio nome Walmart, mas é geralmente conhecida como Supermercados BIG em todo o território brasileiro. Pertence ao grupo das três maiores empresas varejistas do país segundo o ranking oficial da Ibevar.

No ano de 2008, o faturamento da empresa já superava os 17 bilhões de reais e, em 2010, foi considerada a maior empresa do mundo no setor de departamentos. No mesmo ano, a companhia declarou a abertura de 100 novas lojas aqui no país, gerando cerca de 10 mil empregos para os brasileiros.

Atualmente, a rede está presente em 18 estados brasileiros e também no Distrito Federal. Através de sua loja online, faz entregas de norte a sul do país onde consegue alcançar um número ainda maior de clientes e compradores.

São 471 lojas físicas presentes em 203 municípios nos quatro cantos do Brasil. Possui 192 farmácias, 50 restaurantes e cafeterias, 131 fotocenters e mais de 10 postos de combustíveis que, juntos, recebem 9 bandeiras diferentes da marca.

Segundo os últimos dados (2016), a companhia possui um faturamento anual de R$29,4 bilhões, o que atrai os olhares de muitos investidores. Com suas ações negociadas na NYSE desde 72, possui o código WMT enquanto, aqui no Brasil, utiliza-se a sigla WALM34 para se ter acesso às suas BDRs.

Como funciona o Walmart?

O Walmart está presente em 27 países diferentes onde recebe diferentes nomes e identidades de marcas. É em sua grande maioria uma rede de supermercados, ou seja, loja de departamentos, conhecida por sua grande variedade de produtos das melhores marcas.

Em seu site e-commerce, a companhia vende seus produtos próprios como também abre espaço para outras distribuidoras. Para isso, basta ter um CNPJ ativo para vender via varejo e fazer sua solicitação de parceria online.

Se aprovada, você poderá fazer a configuração da sua loja no site, além de cadastrar todos os produtos disponíveis para venda. A determinação dos preços, prazos de entrega, envios e até mesmo as condições de pagamento ficam à cargo do novo parceiro da marca.

Como investir no Walmart?

Para investir no Walmart você tem duas oportunidades:

  1. Investir nas ações americanas, diretamente nos Estados Unidos;
  2. Investir nas BDRs, que é a representação das ações americanas aqui no Brasil.

Vamos explicar ambos os processos.

Para investir nas ações americanas, primeiramente você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores americana. Após definir a sua corretora, preencha os campos para abrir sua conta, enviando todos os documentos necessários para avaliação.

Após a aprovação da corretora, você poderá acessar o Home Broker, pesquisar pelo código WMT e realizar sua compra. Lembrando que você irá efetuar o pagamento em dólares.

Agora, se você optar por investir através das BDRs, o processo acaba sendo mais simples. Primeiro você precisa ter uma conta em uma corretora brasileira, para então acessar o Home Broker e pesquisar pelo código WALM34. Ao encontrar, preencha os campos obrigatórios e aguarde a execução da ordem de compra.

Quanto rende o Walmart?

De março de 2020 a março de 2021, as ações da Walmart tiveram uma valorização significativa de 40%, custando atualmente R$ 43,97 reais (enquanto redigimos este artigo).

Devido à pandemia do Coronavírus, as negociações em seu e-commerce se intensificaram, fazendo com que a marca superasse seus concorrentes como a Amazon, Costco, Target, entre outros. Este é um dos motivos da valorização do último ano.

Quanto ao volume de negócios, atualmente a empresa conta com 14,8 milhões de dólares, superando a média esperada em 50 dias, que era de 8,9 milhões. Apesar das notícias positivas, o balanço e registro de prejuízo dos últimos resultados preocupa os investidores.

No entanto, uma notícia acalmou os ânimos: o atual presidente dos Estados Unidos anunciou que irá liberar um “pacote de estímulos” para os empresários americanos. Essa notícia deixou investidores otimistas e analistas esperam um crescimento exponencial nas vendas para os próximos meses, principalmente através do ambiente digital.

Vale a pena investir no Walmart?

Para descobrir se vale ou não a pena investir nas ações da Walmart, você precisa observar alguns pontos importantes, como:

O seu perfil de investidor irá determinar a sua aptidão ao risco. Por se tratar do mercado de ações, os riscos do investimento são iminentes, mas podem ser facilmente controlados através de conhecimento e uma boa análise de mercado.

Quanto ao seu objetivo, essa questão é importante pois se você investir com o objetivo de ter uma reserva de emergência, não valerá a pena devido aos riscos. No entanto, se a sua intenção for o aumento de patrimônio no longo prazo, essa resposta pode mudar.

Já o preço de compra irá determinar se aquela ação está cara ou não no momento. Você não compraria um produto se ele estivesse mais caro do que realmente vale, certo? O mesmo vale para ações. Lembre-se de analisar este ponto antes de fazer sua compra.

Sobre o autor
Mais Retorno
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Ordem a mercado

Ordem a mercado

O que é ordem a mercado? Ao comprar ou vender ações na bolsa de valores, investidores geralmente têm as negociações mediadas por corretores particulares ou agências...

  CONTINUAR LENDO