VPLa
O que é VPLa?
VPLa é a abreviação para Valor Presente Líquido Anualizado. Essa é mais uma metodologia utilizada por investidores na avaliação de ativos e projetos. O seu objetivo é entender se o investimento vale ou não a pena pensando no longo prazo e na sua rentabilidade.
A realidade é que existem diversos formatos de ativos financeiros. Cabe sempre ao dono do capital decidir entre as melhores opções e, para isso, é fundamental contar com o auxílio de ferramentas para comparar o retorno oferecido pelo investimento versus o seu risco.
Uma dessas ferramentas é justamente o Valor Presente Líquido Anualizado. O conceito é muito semelhante ao Valor Presente Líquido tradicional. Antes de seguirmos com o texto, vamos refrescar a memória sobre ele
O que é Valor Presente Líquido?
Antes de entrar no mérito especificamente sobre o VPLa, talvez valha refrescar a memória sobre um conceito fundamental para o seu entendimento. Estamos falando, afinal, do próprio Valor Presente Líquido.
Essa é a forma que um investidor tem de trazer fluxos de caixa futuros para o presente (considerado como ano zero), aplicando o desconto dos custos de capital (essa taxa é responsável por aplicar o fator tempo no valor do dinheiro).
A partir desse cálculo, pode-se tomar uma decisão sobre se vale a pena ou não realizar um determinado investimento.
E o VPLa?
Já quando se fala especificamente sobre Valor Presente Líquido Anualizado, o objetivo segue o mesmo. Trata-se de uma variação dessa metodologia, transformando esses fluxos de caixa futuros de maneira uniforme, isto é, nivelando anualmente os ganhos.
Essa variação é importante na medida em que o VPL convencional pode ser muito útil para projetos de curto prazo, mas não apresenta informações tão claras e decisivas em períodos maiores.
Isso acontece justamente em função do foco do fluxo de caixa. No Valor Presente Líquido tradicional, tudo é trazido para o ano zero (momento inicial do projeto). Já no VPLa, o método vai distribuir esses valores de maneira anual.
Em outras palavras, portanto, o Valor Presente Líquido Anualizado é responsável por trazer os ganhos de caixa anuais de um projeto ou investimento. Ou seja, o seu resultado traz a análise direta sobre a lucratividade do mesmo, mas aplicada por período (algo que não acontece no VPL convencional).
Como calcular o VPLa?
O cálculo do VPLa é um tanto complexo e, portanto, você precisará usar de uma calculadora ou de uma planilha como o Excel para facilitar a sua vida.
Em primeiro lugar, você deve encontrar o valor do Valor Presente Líquido tradicional. A partir disso, não divida pelo período total do projeto. Há uma fórmula específica para isso e ela está a seguir:
Para facilitar o entendimento, a legenda está abaixo:
- VPL = Valor Presente Líquido (convencional)
- i = Taxa de juros empregada sobre o capital
- n = Período de duração da análise
Como interpretar o VPLa?
Em termos de análise do resultado do VPLa, ela não se distingue muito do que é feito com a sua versão tradicional da ferramenta. Ou seja, o intuito segue o mesmo: entender se o retorno é positivo, neutro ou negativo.
O cenário ideal é que esse resultado seja positivo. Isso indica que o retorno financeiro é superior à taxa de capital empregada, dando sinal verde para que o investidor participe daquele projeto.
Por outro lado, um resultado negativo representa que esse investimento não vale a pena: os ganhos serão inferiores aos custos. Neste caso, é melhor ficar de fora.
Por fim, ainda é possível que o resultado seja exatamente zero. Isso significa uma igualdade entre a lucratividade e os custos. Não é o cenário ideal, mas não impede que o investidor faça o emprego do seu capital nessa situação.