Volume de Títulos: saiba o que é e como funciona
O que é volume de títulos?
Volume de títulos, no mercado de capitais, é o valor — ou número total — de um determinado conjunto de títulos que foram negociados durante um período. No contexto de uma única negociação de ações em uma bolsa de valores, por exemplo, é relatado como o número de ações que mudaram de mãos durante um dia em específico.
O volume médio de um título em um período mais longo é o valor total negociado durante esse tempo dividido pela duração do período. A unidade de medida para o volume de títulos, portanto, são as ações por unidade de tempo — geralmente por um dia inteiro de negociação.
O volume de negociação mede o total de ações ou contratos que são negociados para um ou mais títulos específicos durante um período especificado. Quando são negociados de maneira mais ativa, o volume é alto e quando são negociados de forma menos ativa, o volume se torna mais baixo.
Como o volume de títulos funciona?
Cada bolsa de valores rastreia o seu volume de negociação e fornece dados sobre o volume de títulos. Todos eles são relatados uma vez por hora ao longo do dia de negociação atual e são, na verdade, considerados como estimativas. O volume que é relatado no final do dia também é considerado como uma e os números reais finais são relatados somente no dia seguinte.
Os investidores também podem acompanhar o volume ou o número de mudanças no preço de um dos contratos como substituto para o volume de títulos, já que os preços tendem a mudar com mais frequência com um volume maior. Esse valor informa aos investidores sobre a liquidez e a atividade do mercado no momento.
Isso significa que maiores volumes de negociação para um determinado título significam maior liquidez e que o mercado está mais ativo para conectar vendedores e compradores. Quando os investidores se sentem hesitantes sobre a direção do mercado de ações, o volume de negociação de futuros tende a aumentar — o que muitas vezes faz com que opções sobre títulos específicos sejam negociados mais ativamente.
Como funciona o volume de títulos para os traders?
Os traders costumam usar vários fatores de negociação em suas análises técnicas. O volume de títulos é um dos mais simples que são analisados quando negociações do mercado são consideradas. O volume durante um grande aumento ou mesmo diminuição de preço geralmente é importante para eles, já que grandes volumes com muitas mudanças nos valores podem indicar catalisadores de negociação específicos.
Esses níveis de volume também podem ajudar os traders a decidir os melhores horários para uma transação. Isso porque esses investidores seguem o volume médio diário de negociação de um título em períodos tanto de curto quanto de longo prazo ao tomar decisões sobre o tempo total de negociação.
Os traders também podem acompanhar o volume de ticks de um ou mais títulos, o que significa, na prática, o número de alterações no preço de um contrato específico. Isso acontece porque, à medida que o volume aumenta, as mudanças de preço também tendem a se tornar cada vez mais frequentes.
Como seria um exemplo de volume de títulos?
Vamos supor que um mercado seja composto por dois operadores: o trader 1 e o trader 2. O primeiro deles compra 500 ações da ação A e vende 250 ações da B. Já o outro vende 500 ações e compra as 250 para o primeiro operador.
O volume total de negociação no mercado é de 750 — já que são 500 ações da A + 250 da B. isso acontece porque o volume não é contado duas vezes e quando o trader 1 compra 500 ações do trader 2, apenas as mesmas 500 são contadas. Da mesma maneira, apenas 250 ações da B seriam registradas na contagem de volume.