Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Usucapião

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:02/10/2019 às 19:31 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Usucapião?

Usucapião é o direito que um indivíduo ou empresa adquire sobre a propriedade de um bem móvel ou imóvel em decorrência da sua utilização por determinado período, de forma contínua e incontestável. No caso dos imóveis, qualquer propriedade que não seja pública pode ser adquirida por meio do usucapião.

O fundamento principal do usucapião está assentado no princípio da utilidade social ou função social da propriedade. Esse direito implica que todo detentor de um bem tem o dever de empregá-lo para o crescimento da riqueza e harmonização social.

O embasamento jurídico desse instituto está assentado na Constituição Federal e no Código Civil.

Requisitos para o usucapião

O terreno sem demarcação e sem matrícula no terreno de imóveis, assim como um apartamento ou casa devidamente regularizada e registrada podem ser objeto do usucapião.

Para que o direito seja reconhecidos, o possuidor deve cumprir alguns requisitos conforme o Código Civil e a Constituição Brasileira. São eles:

  • Que o possuidor que requer o usucapião realmente esteja no imóvel com intenção de posse, explorando o bem sem subordinação a quem quer que seja, com exclusividade, como se fosse proprietário;
  • Que a posse não seja clandestina, precária ou mediante violência;
  • Que seja posse de forma mansa, pacífica e contínua.

Vale ressaltar que não será concedido o usucapião para o possuidor que ocupa o imóvel tendo o conhecimento de que não é proprietário do mesmo (caseiros e locadores, por exemplo).

Além disso, vale lembrar que áreas públicas não podem ser objeto de usucapião.

Tipos de usucapião

Existem diferentes tipos de usucapião de acordo com as condições em que se dá a posse do imóvel. Abaixo, listamos quais são eles e as características de cada situação.

Bens Imóveis – Código Civil, artigo 1.238

  • Extraordinária: posse do imóvel por 15 anos, sem interrupção nem oposição, independentemente de título e boa-fé. Redução de prazo para 10 anos se o possuidor estabelecer no imóvel a sua moradia habitual, houver realizado obras, ou ainda, tiver realizado serviços de caráter produtivo no local.
  • Ordinária: posse de boa-fé durante 10 anos continuamente. Justo título. Redução para 5 anos se houver aquisição onerosa, com base em registro, cancelada posteriormente, ou os possuidores tiverem estabelecido moradia no local, ou os possuidores tiverem realizado investimento de interesse social e econômico;
  • Especial rural: posse por 5 anos de bem imóvel em zona rural. A área não pode ser superior a 50 hectares. Área produtiva pelo trabalho próprio ou da família, tendo nela sua moradia. O possuidor não pode ter outro imóvel;
  • Especial urbana: posse por 5 anos de bem imóvel em zona urbana. A área não pode ser superior a 250 m². O possuidor deve ter estabelecido moradia no local e não possuir outro imóvel;
  • Coletiva: imóveis em áreas urbanas, com ocupação por população de baixa renda para sua moradia, durante 5 anos ininterruptamente. Área superior a 250m², onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor. Os possuidores não podem ser proprietários de outro imóvel urbano ou rural;
  • Especial familiar: posse exclusiva, ininterruptamente, por 2 anos de imóvel urbano com até 250m², que o ex-cônjuge ou ex-companheiro(a) tenha abandonado o lar. Utilização para moradia própria ou de sua família. O possuidor não pode ser proprietário de outro imóvel.

Bens móveis

  • Ordinária: possuir coisa móvel de boa-fé como sua, contínua e incontestadamente durante 3 anos. Justo título;
  • Extraordinária: posse da coisa móvel por 5 anos, independentemente de título e boa-fé.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados