Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Unsecured

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/04/2021 às 21:26 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é unsecured?

Unsecured é o empréstimo que não exige nenhum tipo de garantia para a concessão. Nesse caso, os credores aprovam a liberação do crédito após analisar o perfil e a capacidade de pagamento do tomador. 

Entre os exemplos mais comuns dessa modalidade de empréstimo estão o cartão de crédito, o cheque especial, o empréstimo estudantil e os empréstimos pessoais. 

Como funciona o unsecured?

Também chamados de empréstimos sem assinatura, os empréstimos não garantidos, como o nome sugere, são aprovados sem que haja a necessidade do tomador oferecer propriedades ou outros ativos como garantia para o pagamento das parcelas. 

Os termos desses empréstimos, incluindo a aprovação e o recebimento, muitas vezes dependem do score de crédito do mutuário - normalmente, é preciso ter muitos pontos para ser aprovado.

Esse tipo de empréstimo difere de um empréstimo que exige garantias, como as hipotecas, no qual o mutuário oferece bens ou ativos para conseguir liberar o crédito. Os valores penhorados aumentam a segurança do credor e facilita a liberação do dinheiro. 

Como o unsecured exige pontuações mais altas do que os empréstimos tradicionais, os credores costumam permitir que os solicitantes com pouco crédito forneçam um fiador, que assume a obrigação de quitar a dívida no caso de inadimplência do devedor. 

Assim, sempre que o mutuário deixar de pagar os juros ou o principal do empréstimo, o fiador será acionado para quitar o débito. 

No empréstimo não garantido, caso a dívida não seja paga, o credor não poderá reivindicar nenhuma propriedade. No entanto, é possível tomar outras medidas para evitar prejuízos como contratar uma agência de cobrança ou entrar com uma ação judicial para reaver o valor total do empréstimo.

Vale observar que a inadimplência pode cancelar o empréstimo o e diminuir score de crédito do devedor.

Nos últimos anos, o mercado de unsecured cresceu impulsionado, em grande parte, pelos bancos digitais. De fato, a última década viu o aumento dos empréstimos pessoais realizados por meio de aplicativos e dos canais digitais dos bancos. 

Qual é a diferença entre empréstimo garantido e empréstimo não garantido?

Cooperativas de crédito ou bancos que oferecem crédito consignado a pessoas físicas não exigem garantias como as que são necessárias para fazer uma hipoteca ou um empréstimo para comprar um automóvel. No entanto, esses credores tomam outras medidas para garantir o reembolso do valor cedido as empresas e aos demais clientes.

Muitas cooperativas só concedem o crédito após o recebimento de um cheque pré-datado com o valor total do empréstimo. Já os bancos só liberam o dinheiro depois que o contratante concorde em debitar o valor da parcela do empréstimo do valor recebido como pagamento.

Outras empresas, como o PayPal, concedem crédito aos lojistas mas em troca exigem que o mutuário pague um determinado valor pelo serviço de processamento de pagamentos. Esse empréstimo é considerado não garantido, embora seja parcialmente garantido. 

Outras considerações sobre o unsecured

Embora os credores não sejam obrigados a liberar um empréstimo sem garantia com base unicamente na capacidade de crédito do solicitante, algumas regras precisam ser observadas para proteger os mutuários. Nos Estados Unidos, por exemplo, é ilegal que os credores usem a raça, cor, sexo ou religião para negar um pedido de empréstimo.

Além disso, em julho de 2020, o Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) emitiu um memorando para garantir o acesso não discriminatório ao crédito. Segundo a organização, padrões claros ajudam a proteger os estrangeiros, mães solos, idosos e outras minorias. Além disso, o órgão pede que as empresas justifiquem por escrito a recusa em liberar o crédito.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados