Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Taxa a Termo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/12/2020 às 19:35 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é taxa a termo?

Também conhecida como taxa futura ou Forward, a taxa a termo é uma tarifa comumente utilizada em contratos financeiros que terão início em uma data futura. 

É calculada a partir da Taxa Spot e ajustada de modo a determinar a taxa de juros que iguala o retorno total de um investimento de longo prazo com um investimento de curto prazo. Também é muito utilizada na compra e venda de commodities, moedas e no mercado de derivativos. Para entender a taxa a termo é precisa saber quando usar a Taxa Spot. 

Qual a diferença entre a taxa a termo e a Taxa Spot?

A Taxa Spot é sinônimo de taxa à vista. Assim, a taxa é acordada no dia da assinatura do contrato e vale até a data de vencimento. 

Já na taxa a termo, deve-se observar o intervalo entre a data de assinatura do contrato e o dia em que a sua validade terá início. Assim, a partir de uma data futura a taxa será aplicada até o vencimento do contrato. 

A principal diferença, portanto, é que enquanto contratos que aplicam a taxa a termo apresentam um hiato temporal entre o dia de assinatura e o início da validade, a Taxa Spot começa a valer no momento da assinatura do acordo. 

Como a taxa a termo funciona?

Suponha que um investidor tenha em sua carteira de investimentos alguns títulos com os seguintes vencimentos e taxas de remuneração:

  • D + 30 = 5%;
  • D + 60 = 7%;
  • D + 90 = 10%.

Essas taxas valem de hoje até da data de vencimento dos títulos. São, portanto, Taxas Spots. Assim, para receber 5% de remuneração é preciso aguardar 30 dias, para lucrar 7% se deve aguardar 60 dias e para obter 10% de lucro, o investidor deve segurar a posição por 90 dias. 

Caso não queira observar esses prazos ou não deseje que a operação tenha início hoje, o investidor deve usar a taxa a termo, ideal para negociações intermediárias. Por exemplo, é possível firmar um contrato no dia 5 (D+5) com vencimento em 60 dias a partir de hoje (D+65).

A taxa de operação é dada pela taxa a termo que reflete nas ofertas das Taxas Spot. Ou seja, embora diferentes, essas taxas se relacionam diretamente.

Quando aplicar a taxa a termo?

Embora tenha muitas aplicações, a taxa a termo é mais utilizada no mercado futuro para antecipar os investidores das variações cambiais.

Por exemplo, um exportador de soja que firme contratos em moedas estrangeiras, como o dólar, deve acordar em qual data as taxas deverão ser aplicadas de modo a minimizar prejuízos devido às variações do câmbio. 

Além de proteger os investidor de perdas cambiais, a taxa a termo é utilizada na chamada Operação Estruturada de Volatilidade de Taxa de Juro Forward, contrato que concentra operações de ativos no mercado de opções, o que reduz riscos associados a mecanismos isolados. 

Essa acordo permite estabelecer prazos diferentes dos convencionais e analisar a curva de juros de modo que os investidores possam trabalhar com a taxa a termo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados