Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Style box: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/08/2023 às 18:49 -
Atualizado 9 meses atrás
Compartilhe:

O que é style box?

Style box é um esquema de classificação de fundos mútuos criado pela empresa de análise financeira Morningstar. Basicamente, ele é projetado para representar de maneira visual as características de investimentos de ações e dos fundos.

Além disso, uma style box é uma ferramenta valiosa para que os investidores utilizem quando precisam determinar a alocação de ativos. Existem style boxes de estilos ligeiramente diferentes que são utilizadas para investimentos em renda fixa e em ações.

Como uma style box funciona?

Para as ações e para os fundos de ações, o eixo vertical da style box representa a capitalização de mercado. É dividido em três indicadores que representam o tamanho da empresa: pequeno, médio e grande.

Já o eixo horizontal procura representar os estilos de crescimento e de valor — e pode variar ligeiramente para ações e fundos mútuos. Uma style box de estoque classifica ações individuais por valor, núcleo e crescimento. Já a de fundo mútuo de ações classifica ações individuais por valor, crescimento e combinação — que representa uma combinação entre crescimento e valor.

Para os fundos de renda fixa, o eixo horizontal da style box mostra as categorias de maturidade de um fundo, que são representadas por curto, médio e longo prazo. Ela é composta por nove quadrados com os eixos vertical e horizontal utilizados para definir as características do investimento.

No eixo horizontal, os investidores encontrarão três categorias para classificar a sensibilidade à taxa de juros: limitada, moderada e ampla. No eixo vertical, os ratings de qualidade de crédito são um segundo fator utilizado para classificar as aplicações dos fundos de renda fixa. As categorias de qualidade de crédito da caixa de estilo incluem alta, média e baixa.

Quais são os parâmetros para a classificação da style box?

A Morningstar fornece uma análise detalhada dos parâmetros para a classificação do quadrante da style box. As classificações de sensibilidade da taxa de juros são determinadas pela duração média de três anos de um fundo em comparação com o Morningstar Core Bond Index.

A qualidade de crédito é determinada por uma metodologia que envolve a média ponderada de ratings de crédito de um fundo. Os fundos na caixa de alta qualidade de crédito terão uma classificação de crédito média, que é ponderada por ativos de AA- e superior.

Já os fundos na caixa de baixa qualidade de crédito terão uma classificação de crédito média ponderada por ativos inferior a BBB-.

Aqui, é interessante frisar que a Morningstar é a principal desenvolvedora de style boxes de renda fixa, mas existem variações de outros provedores de informações financeiras. Em caixas de estilo de equidade, por exemplo, os eixos geralmente alteram a mistura para incluir núcleo e médio a médio.

Quais são as limitações da style box?

A simplicidade e onipresença continuam sendo dois fortes motivos para continuar a usar a style box nas suas diversas formas, mas ela tem suas limitações. Por um lado, ela não inclui posições vendidas em seu sistema de classificação. Isso significa que uma estratégia de investimento long-short não pode ser representada na style box.

Algumas outras estratégias não estão comprometidas com abordagens consistentes de crescimento, valor ou combinação. Os produtos de investimento gerenciados por essas estratégias irão saltar por toda a style box à medida que a natureza de suas participações muda ao longo do eixo horizontal.

Alguns analistas ainda especulam que a popularidade da style box restringe indevidamente os gestores de fundos que podem evitar certas estratégias de investimento sólidas porque fariam com que o fundo mudasse de categoria na própria style box. Isso, por sua vez, pode frustrar os acionistas que compraram o fundo em parte por causa da sua classificação.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados