Strangle call
O que é Strangle Call?
Se você é um adepto do mercado de derivativos, possivelmente conhece o mercado de opções, certo? E, neste mercado, existem inúmeras estratégias que podem ser empregadas para tentar obter lucro, sendo uma delas o Strangle Call.
Essa metodologia consiste em uma operação onde há a aquisição (compra) de duas opções. Antes de entendermos um pouco mais sobre a técnica em si e quais as vantagens da estratégia, vamos entender um pouco mais sobre o contexto do Strangle.
O que é o mercado de opções?
A técnica do Strangle Call é realizada dentro do mercado de opções. No entanto, talvez você não tenha tanta intimidade com ele, de modo que vamos fazer um breve resumo.
Esse é um mercado dentro de várias oportunidades de ativos derivativos, que são aqueles produtos financeiros que possuem o seu resultado diretamente atrelado a um ativo-objeto principal.
Aqui, o investidor pode realizar dois tipos de operações:
- Opção de compra: consiste no acordo, para uma data futura, a um determinado preço, em que o investidor pode comprar o ativo. Essa definição independe do valor do ativo no Mercado Secundário. É chamada de Call;
- Opção de venda: tem o mesmo funcionamento da opção de compra, mas voltada para a venda de um ativo derivativo. Também possui um nome técnico: Put.
Importante mencionar que, quem compra uma opção, está adquirindo um direito sobre um determinado ativo-objeto. Esse direito pode ou não ser exercido em momento futuro, a depender das condições econômicas ou mesmo da estratégia.
Como funciona o Strangle Call?
Agora que você já entendeu melhor como funciona o mercado de opções, podemos focar na estratégia de Strangle Call. Como vimos, ela consiste na compra de duas opções distintas — isto é, uma opção de compra (Call) e uma opção de venda (Put).
É importante ainda que o preço da opção de compra seja superior ao da opção de venda, de modo que você tem uma posição mais comum dentro da Bolsa de Valores, que é uma operação comprada (Call).
Para a técnica funcionar, o foco está em ativos em que você acredito no descolamento do preço. Isto é, que a sua opção pode oferecer boa volatilidade, mas sem saber se para cima, superando a Call, ou para baixo, superando a Put.
O prejuízo é verificado caso esse descolamento não ocorra. Ou seja, se o preço do ativo-objeto ficar entre as opções adquiridas no mercado financeiro. Neste caso, a perda é limitada. Por outro lado, se a expectativa de descolamento se confirmar, o potencial ganho é bem atrativo.
Quais são as vantagens do Strangle Call?
A técnica do Strangle Call oferece inúmeras vantagens ao investidores. Em primeiro lugar, ela permite a exploração de um mercado de alto risco (como acontece com boa parte dos produtos derivativos), mas de uma forma mais controlada na medida em que o prejuízo é calculado previamente.
Além disso, é muito útil em momentos de incerteza e volatilidade, aproveitando fortes movimentos de preço tanto no sentido de valorização (aumento) como de desvalorização (queda).
Por fim, é uma estratégia que pode ser usada tanto em cenários de otimismo, como também de pessimismo por parte dos investidores. Portanto, podemos dizer que o Strangle Call é bastante flexível: ele precisa apenas de um ambiente com volatilidade para funcionar.
Quais as desvantagens do Strangle Call?
Em relação aos problemas desse tipo de operação, podemos mencionar dois como principais. Em primeiro lugar, está o investidor mais ansioso, que acredita que pode aplicar o método a qualquer momento. É preciso, como vimos, esperar alta volatilidade para o preço do papel.
Além disso, a criação de faixas de preço pode gerar uma falsa sensação de segurança. O mercado de opções é de renda variável e com alto risco embutido. Sendo assim, ainda é preciso ter perfil adequado para o produtos antes de aplicar o Strangle Call.