termos

Steve Jobs

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/04/2021 às 09:09 - Atualizado 8 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Quem é Steve Jobs?

Steve Jobs foi um empreendedor estadunidense de sucesso, cujo nome é sinônimo de inovação e ousadia. Ficou mundialmente conhecido com o sucesso da Apple, empresa que revolucionou a indústria da música, do entretenimento e dos computadores pessoais. 

Também fundou a NeXT, empresa voltada a criação de computadores de ponta e mudou o mundo da animação ao comprar a Pixar, empresa de animação digital com sede na Califórnia. Sob a batuta de Steve Jobs, a empresa lançou Toy Story, um grande sucesso de bilheteria, e Monstros S.A., que alcançou a maior bilheteria da história da animação.

Trajetória profissional

Steve Jobs nasceu em fevereiro de 1955, em São Francisco Califórnia. Foi adotado por Clara e Paul Jobs, com quem aprendeu a criar e a consertar com máquinas de todos os tipos. Em 1961, a família se mudou para Mountain View, Califórnia, área que passaria a ser conhecida como "Vale do Silício" e já naquela época atraia jovens empreendedores de todo o país.

Quando criança, Jobs passava muito tempo na oficina de um vizinho, que trabalhava na Hewlett-Packard (HP), uma fabricante de eletrônicos. Nessa mesma época, se increveu no Hewlett-Packard Explorer Club onde usou pela primeira vez um computador. Steve ficou tão impressionado que decidiu trabalhar com essa máquina por toda a sua vida. 

Enquanto estava no ensino médio, Jobs assitia a diversas palestras na fábrica da HP. Em certa ocasião, pediu ao presidente da empresa, William Hewlett, algumas peças para que pudesse finalizar um projeto. Hewlett ficou tão impressionado que acabou lhe oferecendo um estágio na empresa. 

Ao concluir o ensino médio, Jobs ingressou na Reed College, em Portland. Deixou a universidade após seis meses e se juntou a um grupo de inventores conhecido como Homebrew Computer Club. Lá conheceu Steve Wozniak, que tentava criar um computador pessoal. 

Fascinado com essa ideia, Steve se uniu a Wozniak e, em 1976, criou a Apple Computer Company, cuja nome faz referência a um verão no qual Jobs passara trabalhando em um pomar de maças. 

Steve enxergava o enorme potencial dos computadores pessoais em uma época na qual os computadores eram tão grandes que ocupavam uma sala e tão caros que só as empresas podiam comprar. Os avanços da eletrônica diminuíram o tamanho das que as peças usadas nessas máquinas e aumentaram o seu poder de processamento. 

Jobs e Wozniak redesenharam o computador com o objetivo de vendê-lo para pessoas e não para empresas. O sucesso foi imediato e a empresa faturou US $ 200 milhões em três anos.

Na década de 80, o computador pessoal passou a ser uma realidade, forçando a Apple a melhorar seus produtos constantemente para manter o seu lugar no mercado. Assim, Steve Jobs investia no marketing da empresa para atrair e fidelizar seus clientes. 

Em 1983, a Apple lançou o Lisa, projetado para pessoas com pouca experiência em informática. As vendas, no entanto, não foram bem já que o computador era muito mais caro que os similares vendidos pela International Business Machines (IBM). Isso fez com que a empresa acabasse perdendo participação no mercado. 

Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, considerado um modelo revolucionário. Embora tenha trazido diversas inovações que facilitavam o dia a dia do usuário, o produto não contava com recursos importantes como uma impressora de alta qualidade. O novo fracasso fez com que Jobs deixasse a Apple em 1995, embora ainda ocupasse um cargo na diretoria. 

Fora da Apple e com muito dinheiro no banco, Steve Jobs decidou abrir outra empresa de computadores - a NeXT, voltada para o setor da educação. Fácil de usar e com boa velocidade de processamento, o produto acabou não caindo no gosto popular por ser muito caro e não rodar softwares de outras empresas.

Não era o fim de Steve Jobs. Em 1986, o empreendedor comprou a Pixar do cineasta George Lucas e a transformou num sucesso da animação digital. Filmes como Toy Story, Bug´s Life e Monsters Inc. tornaram a empresa uma referência mundial. 

Em 1996, a Apple comprou a NeXT, marcando a volta de Jobs ao comando da empresa. No posto de CEO, lançou o iMac, o iPhone e o iPod, produtos que mudariam para sempre a forma como as pessoas consomem música e entretenimento. 

Em 2011, depois de lutar contra o avanço de um tipo raro de câncer Steve Jobs acabou falecendo. 

Sobre o autor
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

LLC – Limited Liability Company

LLC – Limited Liability Company

O que é LLC (Limited Liability Company)? A Limited Liability Company (LLC) é a sociedade limitada nos EUA. Mas, ao contrário do que ocorre no Brasil,...

  CONTINUAR LENDO