Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Sistema S

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/05/2019 às 22:12 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Sistema S?

É chamado de Sistema S o conjunto de organizações criadas com o objetivo de promover o desenvolvimento a nível pessoal e profissional dos trabalhadores da indústria, do comércio e dos serviços, assim como de sua família e da comunidade no qual ele está inserido. Entre os programas oferecidos pelo Sistema S estão os cursos de educação básica e superior, os serviços de assistência social, cultura e do lazer, o incentivo ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas, entre outros.

O Sistema S é formado por inúmeras instituições relevantes para a sociedade em geral e, mesmo que você nunca tenha desfrutado de suas iniciativas, temos certeza de que conhece ao menos uma delas:

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar);
  • Serviço Social do Comércio (Sesc);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop);
  • Serviço Social da Indústria (Sesi);
  • Serviço Social de Transporte (Sest).

Todas são financiadas pelos empresários de seu respectivo setor, de acordo com a instrução legal, que ao longo de muitas décadas as vê como uma maneira de promover o desenvolvimento de uma mão-de-obra mais bem qualificada, produtiva e integrada às necessidades empresariais. Ainda assim, muitas já foram as tentativas do Estado brasileiro de reduzir o repasse realizado ao Sistema S, em especial para reter uma concentração do recolhimento tributário na própria máquina pública.

Quais são as instituições que compõem o Sistema S?

A seguir, vamos destrinchar melhor a função de cada uma das instituições componentes do Sistema S, que tem atribuições especificadas pelas Confederações Nacionais da Indústria e do Comércio, entre outras confederações setoriais.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

O SENAI, maior complexo de educação profissional da América Latina, é responsável por promover cursos livres, de aperfeiçoamento, técnicos, de graduação e de pós-graduação, para mais de 2 milhões de alunos matriculados. Todos os seus programas visam formar mão-de-obra para o setor industrial e contam com títulos como “Mecatrônica”, “Qualidade”, “Edificações” e “Automação Industrial” são figuras comuns em seu catálogo.

Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SESC)

Seguindo o modelo promovido pelo SENAI, o SESC oferece à população cursos que possibilitem a sua entrada no setor comercial, assim como o aperfeiçoamento de habilidades e o desenvolvimento da formação especializada. Entre os cursos oferecidos por ele estão: Representante Comercial, Gastronomia, Gestão Pública e Pedagogia, entre outros.

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop);

Cientes de que as cooperativas também necessitam de aprimoramento técnico e administrativo, assim como os seus cooperados, o SESCOOP tem cursos voltados para o cooperativismo, a gestão de projetos, os sistemas logísticos (distribuição, armazenamento etc.) e a gestão de estoque, entre outros.

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)

A última das instituições totalmente voltadas à promoção educacional é o SENAR. Como seu próprio nome indica, o SENAR se dedica a prestar suporte na educação da comunidade rural, focando em áreas como agricultura, agroindústria, extrativismo e aquicultura. Abrange desde a formação técnica até a formação superior de seus estudantes.

Serviço Social do Comércio (SESC)

O SESC se dedica ao bem-estar e à qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio. Assim, oferece atividades voltadas para a assistência social, lazer e cultura dos mesmos, entre outras frentes de atuação. Isso quer dizer que a instituição se debruça sobre a organização de peças de teatro, mostras culturais, trabalho social…

Serviço Social da Indústria (SESI)

Assim como o SESC promove cultura, lazer e saúde para os empregados do comércio, o SESI se dedica a fazer o mesmo por aqueles que trabalham na indústria.

Serviço Social do Transporte (SEST)

Ainda que não possuam instituições exclusivamente dedicadas a incentivar a sua qualificação, os funcionários do setor de transportes contam com o SEST para promover cursos, palestras e eventos ligados tanto ao seu bem-estar pessoal quanto do seu aprimoramento como profissionais.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Se todas as instituições que listamos até aqui estão voltadas para o empregado, o SEBRAE vai na contramão. O seu principal objetivo é apoiar o micro e pequeno empresário na criação e crescimento dos seus negócios, a partir de cursos e eventos presenciais e online, gratuitos ou pagos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados