Setor primário (empresas)

Última modificação em 24 de Fevereiro de 2021 às 02:15

O que é setor primário?

O setor primário, no contexto da economia brasileira, é o nome dado às empresas e atividades com foco na produção de matérias-primas. Para isso, é necessário que seja realizada a exploração de alguns recursos naturais, convertendo-os em insumos.

Veja, logo abaixo, alguns exemplos de atividades pertencentes ao setor primário brasileiro:

  • Agricultura: é o cultivo de plantas com o objetivo de gerar insumos e alimentos. Permite a produção de produtos muito importantes para nossa sociedade como milho, soja, café, entre outros.
  • Pecuária: já a pecuária, ao contrário da agricultura, é a atividade de cultivo animal. Em especial, ela ocorre por meio da criação para posterior venda para terceiros. O caso mais comum no Brasil é o cultivo do gado.
  • Extrativismo animal: o extrativismo é uma atividade de extrair algo. No caso do modelo animal, trata-se da tentativa de captura de espécies, sendo o exemplo mais comum a pesca. Vale lembrar que, no nosso país, a caça não é permitida de forma legal, com exceção de comunidades indígenas.
  • Extrativismo mineral: já o extrativismo mineral consiste na exploração dos minérios em nosso país. É o caso do ouro, do petróleo, do cobre, da bauxita e da prata, por exemplo.
  • Extrativismo vegetal: por fim, o extrativismo vegetal é a atividade de extrair da natureza alguns vegetais. Importante mencionar que, ao contrário do que acontece na agricultura, esses vegetais não possuem produção humana, mas sim natural e orgânica. Podemos citar madeira e a borracha como exemplos de produtos desta atividade.

Qual é a importância do setor primário?

Pela atividade diretamente ligada à produção de matéria-prima, as empresas e negócios que compõem o setor primário são de grande relevância no contexto econômico brasileiro.

Em primeiro lugar, uma parte relevante das receitas do nosso país são originadas em exportações. Sendo assim, a produção de matéria-prima é essencial para que elas possam ocorrer. Além disso, há também uma importância global na medida em que países importadores necessitam destas para suas atividades internas.

Para outros setores e segmentos econômicos, também existe uma grande dependência do setor primário. Ele é, afinal, responsável por abastecer a cadeira produtiva dos demais setores. Sem esses insumos, muitos negócios brasileiros não teriam a condição de produzir e vender aos seus respectivos clientes finais.

Quais são as vantagens do setor primário?

No início do processo de industrialização, o setor primário possuía alta relevância no contexto da economia global. Isso porque, na oportunidade, não existiam tantas empresas como atualmente e, portanto, restava a exploração dos negócios naturais.

Hoje em dia, apesar da uma redução da sua importância, os negócios desse setor econômico seguem com a vantagem de ter uma baixa dependência de outros segmentos para atuar. Uma empresa de móveis, por exemplo, tem grande necessidade de ter um fornecedor de madeira.

Além disso, a evolução tecnológica permitiu um grande incremento de eficiência produtiva. Neste contexto, a própria matéria-prima entregue ganha em qualidade.

Quais são as desvantagens do setor primário?

O maior problema do setor primário está no baixo valor agregado da sua entrega. Ainda que possua um papel de absoluta relevância para a economia nacional, não são produtos valorizados no contexto atual.

Além disso, o setor perdeu a capacidade de empregabilidade. A mesma inovação tecnológica que trouxe benefícios para a eficiência operacional das atividades de exploração, também fez com que pessoas fossem substituídas por máquinas. Esse cenário reduz o poder de compra da população, afetando outros setores, enquanto eleva o índice de desemprego.

Por fim, países cuja economia é focada no setor primário (como é o caso do Brasil) tendem a ser menos desenvolvidos. Isso porque há menor valor agregado na matéria-prima do que nos produtos de outros setores mais frequentes nas principais economias globais.

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo