termos

Semana Brasil: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/09/2022 às 11:21 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Semana Brasil?

A Semana Brasil, também chamada Semana Do Brasil, é uma iniciativa criada para promover uma semana inteira de descontos no varejo brasileiro. Ela é uma parceria entre a Secom (Secretaria de Comunicação do Governo Federal) e o IDV (o Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

Criada em 2019, é baseada em três pilares: oportunidade, otimismo e colaboração. Um dos objetivos dessa campanha é celebrar a independência do Brasil ao realçar o sentimento de patriotismo enquanto estimula um maior aquecimento da economia por meio de promoções e ofertas no varejo.

Como a Semana Brasil funciona?

A lógica por trás da Semana Brasil é a mesma da Black Friday tradicional que acontece no mundo todo. Durante um período, os consumidores podem encontrar produtos que estejam na promoção em todas as lojas participantes da campanha.

Aqui, é importante pontuar que não existe uma regra ou, ao menos, uma lista de quais lojas podem — ou não — oferecer descontos. A ideia por trás da iniciativa é criar uma data para movimentar o comércio com o incentivo ao consumo. Isso significa que qualquer comerciante, independentemente do tamanho do seu negócio, pode usar a data como uma forma de oferecer mais desconto aos clientes.

Até o momento, mais de 3 mil empresas já aderiram a essa iniciativa. Além das lojas do varejo, também é possível encontrar descontos e promoções em restaurantes, lojas de departamento, lojas de automóveis, instituições financeiras e até em hotéis e agências de viagens. É preciso pontuar que cada estabelecimento tem a sua própria política de baixa nos valores e na categoria de produtos participantes.

Quando acontece a Semana Brasil?

A Semana Brasil sempre acontece nas primeiras semanas de setembro. A campanha ganhou esse nome justamente por acontecer próxima das comemorações do dia da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 do mesmo mês. Quanto aos horários de disponibilização das promoções, variam de loja para loja, já que os descontos podem ser anunciados, inclusive, de madrugada. Por isso, é bom atentar-se a todos esses detalhes.

Além do fomento ao patriotismo, a Semana Brasil acontece no mês de setembro justamente por ser um período em que a economia, de modo geral, é afetada pelo baixo desempenho dos setores participantes e das vendas. Isso porque é um mês que não conta com nenhuma data comemorativa com apelo comercial, como o Dia das Mães, que acontece em maio, ou o Dia dos Pais, que acontece em agosto.

Como foram as edições anteriores da Semana Brasil?

Em seu ano de estreia, 2019, a Semana Brasil foi considerada um sucesso pelos seus organizadores. Mais de 13 mil empresas aderiram à campanha e, segundo dados da própria Secom, o crescimento nas vendas do varejo em quatro dias foi de 12% comparado ao mesmo período no ano anterior. O setor que apresentou maior número de vendas foi o de cosméticos, com 20% de crescimento. Em seguida, apareceram as áreas de vestuário, eletroportáteis, artigos esportivos e móveis e decoração.

Já em 2020, a campanha teve queda de 8,3% no faturamento comparado ao ano de 2019. Esse resultado se deu por conta da pandemia causada pela Covid-19 e, segundo os responsáveis pela pesquisa, o varejo estava bastante desorganizado por conta dos efeitos do período. Em contrapartida, alguns setores tiveram bons resultados, como o de móveis e eletrodomésticos, que chegou a registrar alta de 7%.

Em 2021, o tema da Semana Brasil foi “Vamos em frente com cuidado e confiança”. Mantendo a parceria com a IDV, contou com o apoio da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e várias outras entidades para unir todos os setores econômicos com o objetivo de sempre, que é o de levar vantagens reais aso consumidores para, além de estimular o consumo, gerar mais empregos.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!