Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Saldo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/04/2021 às 21:00 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é saldo?

Na contabilidade, o saldo é o resultado da diferença entre os créditos (entradas de capital) e os débitos (saídas de capital) de uma determinada conta. De maneira bem popular, podemos dizer que esse é o termo utilizado para saber o que "sobrou" após um determinado período do ponto de vista financeiro.

Naturalmente que existem diversos tipos de saldos no mercado financeiro (como veremos ao longo do texto). No entanto, de um modo geral, a forma de avaliar o resultado é similar nas diversas modalidades:

  • O resultado positivo representa que os créditos foram superiores aos débitos;
  • O resultado negativo representa que os débitos foram superiores aos créditos;
  • O resultado zero (neutro) representa que os créditos foram iguais aos débitos.

O que é saldo bancário?

O modelo mais comum é o da conta bancária. A sua popularidade se dá também pela maior frequência de uso. Embora boa parte da população brasileira ainda não possua conta em banco, há também uma parcela significativa que utiliza de uma conta corrente para deixar seus recursos financeiros.

Assim, é por lá que muitas pessoas recebem o seu salário e deixam disponível para as necessidades de rotina como pagamento do cartão de crédito, custos com um almoço fora de casa ou compras de supermercado, por exemplo.

Conforme essas despesas são realizadas, a própria conta bancária vai reduzindo os valores do saldo inicial, que era o crédito disponível. Ao final de cada dia, o banco informa o saldo bancário, que nada mais é do que esse crédito inicial subtraído dos gastos realizados. O ideal, claro, é que ele seja sempre positivo.

Vale lembrar que, caso o resultado bancário seja negativo, os clientes com conta bancária costumam entrar no cheque especial, uma modalidade de crédito pré-aprovado que possui altas taxas de juros. Evite ao máximo entrar nessa situação.

O que é saldo anterior?

O saldo de uma conta (seja ela bancária ou não) nem sempre começa zerada. Geralmente, aliás, isso só acontece no primeiro mês, quando ocorre a data de criação da mesma e não existem grandes históricos de registro. A partir do final do primeiro período, normalmente mensal, o resultado final é "carregado" para o mês seguinte. O nome dele é saldo anterior.

O que é saldo inicial?

Da mesma forma que o resultado final pode ser levado para o mês seguinte, o saldo inicial é o nome dado para o valor que se inicia um determinado período. É a partir dele que os novos lançamentos são realizados, criando somas e subtrações que vão chegar ao resultado final futuro, repetindo esse processo de maneira contínua ao longo do tempo.

Uma observação interessante é que observar apenas esse indicador já é bom panorama do resultado acumulado de uma empresa ou da conta bancária de uma pessoa. Se ele é sempre positivo, afinal, representa que o saldo é lucrativo. Do contrário, por outro lado, verifica-se um prejuízo.

Os cuidados ao analisar um saldo

Apesar de parecer uma ferramenta simples, olhar apenas para o resultado final de uma conta pode ser perigoso em termos de análise. Isso porque nem sempre o saldo  pode realmente indicar a realidade. Isso vale especialmente para empresas e os seus demonstrativos financeiros.

O principal problema é que pode surgir, ao longo de um determinado período, um gasto não recorrente. E, neste caso, o valor do crédito pode não ser suficiente para cobrir esse valor apresentado. No entanto, se o cenário não voltar a se repetir, essa é uma situação isolada e que pode ser contornada pelo negócio.

O mesmo vale para a sua conta bancária. Nem sempre um mês no vermelho significa um problema de gestão financeira. É preciso ter calma e avaliar com paciência os resultados, de preferência utilizando um horizonte temporal mais longo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados