Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

ROAE – Return On Average Equity

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/07/2021 às 18:06 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Return On Average Equity (ROAE)?

A expressão Return On Average Equity é oriunda da língua inglesa e é comumente traduzida como Retorno Sobre Patrimônio Médio. Conhecida também pela sigla ROAE, trata-se de um importante indicador que é utilizado para medir os índices de rentabilidade de uma empresa, ou seja, serve para verificar se uma determinada companhia melhorou ou piorou seus rendimentos em dado período.

Todo trader, quando decide fazer algum tipo de investimento por exemplo, tem plena consciência de que observar o comportamento das corporações é de suma importância antes de se decidir em qual delas fará aportes financeiros, bem como quais ou quantas ações comprará etc. Isso significa dizer que um investidor atento, antes de qualquer aquisição, busca se inteirar a respeito do histórico de lucros da instituição, já que dela ele se tornará um sócio a longo prazo.   

Tais decisões costumam ter como base a análise de métricas já conhecidas do mercado financeiro. Uma delas é justamente a ROAE, que é o indicador de rentabilidade sobre os valores investidos pelos acionistas da empresa, medido a partir do patrimônio líquido. Esse PL, por sua vez, advém das quantias destinadas à fundação da empresa e dos lucros que ela reteve ao longo do tempo.

Como funciona o ROAE?

De modo geral, investidores tendem a se basear nesse índice porque seu principal critério para as tomadas de decisão diz respeito à rentabilidade da empresa. Do ponto de vista dos acionistas, o cenário mais atrativo é aquele em que a organização consegue alavancar seus lucros mesmo com pouco volume de capital.

Dito isso, para realizar o cálculo dessa métrica e, dessa maneira, chegar aos números que representam o retorno existente sobre as quantias retidas no Patrimônio Líquido de uma empresa, é necessário apurar o Resultado Líquido, presente na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), e dividi-lo pelo PL.

Normalmente, o Patrimônio Líquido de uma organização costuma ser calculado por meio de uma das três metodologias a seguir: 

  • Utilizando os números do PL atual;
  • Considerando o PL do início do ano anterior;
  • Avaliando o PL médio dos últimos doze meses.

Dentre esses métodos, o que mais caracteriza o Return On Average Equity é o último, já que ele, por se basear em um resultado médio ao longo do ano, ignora as flutuações naturais que ocorrem nos valores da companhia. Vale ressaltar, nesse sentido, que o ROAE é considerado uma versão ajustada e aprimorada do chamado ROE (Retorno Sobre o Patrimônio), indicador sujeito a variações que podem ocorrer durante o ano.

Quais as vantagens do Return On Average Equity?

Aos que pretendem adquirir ações de empresas, cabe o papel de observar o desempenho dela quanto à rentabilidade, que pode provir tanto do momento econômico da região em que ela está inserida quanto do potencial de crescimento do segmento em que ela atua, além da sua margem de alavancagem de Market Share, que é o índice de participação no mercado.

A ROAE é uma ferramenta essencial para se chegar a uma resposta sobre comprar ações de uma companhia ou não. Caso um negócio tenha alta rentabilidade e, portanto, apresente capacidade de distribuir mais capital entre seus acionistas, ou consiga reter seus ganhos, ele crescerá mais rapidamente.

Se, ao contrário, a empresa apenas aumenta seus investimentos em detrimento dos lucros, os acionistas podem considerá-la como de baixa performance e não se sentirem atraídos. Portanto, é graças ao Return On Average Equity que os investidores podem buscar por operações mais renteáveis, com uma valuation superior, tendo a oportunidade de injetar quantias em empresas que o mercado vê como passíveis de preços mais altos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados