Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Revenue Share

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/06/2020 às 17:55 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Revenue Share?

Revenue Share é um termo, em inglês, que pode ser traduzido por participação nos lucros. O conceito é muito empregado nos negócios online, como veremos ao longo do texto.

Antes, precisamos destacar que, embora tenha um sentido similar, esse não é um nome dado para acionistas de empresas que possuem direitos aos dividendos (que, afinal, acabam por ser também outra forma importante de participação nos lucros). Aqui, no entanto, o emprego mais comum do termo seria focado na participação nos lucros por meio de comissões de vendas.

Ou seja, ao contrário dos dividendos, em que são partilhados ganhos totais das empresas, o termo Revenue Share é mais associado para a parte dos ganhos distribuídos em que houve participação ativa na comercialização ou na divulgação de um produto ou serviço.

Como funciona o Revenue Share?

O Revenue Share, portanto, pode ser chamado também de "compartilhamento de ganhos". Ele funciona muito bem nos negócios digitais, em especial em estratégias de afiliação. Vamos a um exemplo.

Suponha que você encontrou um curso online para venda na internet. Assim, alguns sites de finanças poderiam se oferecer para comercializar esse curso, mesmo sem autoria própria. Isso é o que se chama de afiliação.

Por cada venda realizada, o site passaria a ter direito a uma comissão acordada com o dono do produto. Assim, por meio do rastreamento do link disponibilizado no site, seria possível mensurar a participação nas vendas em que esse site tem direito a receber.

Ou seja, quanto mais cliques e compras por esse link de afiliado acontecer, maior a participação nas vendas e, consequentemente, também serão maiores os valores recebidos de Revenue Share.

Quais as vantagens do Revenue Share?

Seja na internet, seja no ambiente físico, usar das estratégias de participação nas vendas traz uma vantagem enorme que é o aumento da divulgação de um determinado produto — sem precisar investir em marketing para esse objetivo.

Se você tem um e-book ou um curso online para vender, por exemplo, certamente tem muito interesse que cada vez mais pessoas saibam da existência e, portanto, tenham a oportunidade de comprá-lo.

Ao trabalhar com Revenue Share, oferecendo comissões de vendas, você teria uma rede de vendedores sem precisar pagar um salário. É claro que existe o custo de comissões, mas ele só é aplicado sobre negócios fechados. Ou seja, primeiro você recebe o pagamento, depois repassa uma parte a quem colaborou com o seu negócio.

Já para quem faz a divulgação, a distribuição de capital nas comercializações é uma forma de gratificação. Sendo assim, há a possibilidade de ganhar uma renda extra por esse tipo de trabalho.

Quais as desvantagens do Revenue Share?

Por outro lado, existem também alguns pontos de atenção na aplicação de Revenue Share. E o primeiro deles está no tipo de divulgação a ser realizado. Em muitos casos, não há um contrato ou determinação de regras específicas.

Sendo assim, o revendedor de um produto acaba por utilizar técnicas que podem não ser agradáveis ao cliente final — e a imagem do produto acaba ligada ao que faz esse vendedor.

Em um segundo momento, a depender do desempenho dos participantes dos programas de Revenue Share, pode ser que o criador acabe gastando um volume significativo de dinheiro no pagamento de taxas. É claro que essas vendas geram lucro, mas quanto maiores as taxas pagas como comissão, menor será a margem de lucro.

Por fim, há ainda um modelo de Revenue Share que oferece participação eterna nos resultados do negócio. Neste caso, vale o cliente trazido para o negócio. Ao longo do tempo, esse cenário pode trazer impactos elevados no caixa gerado pelo produto.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados