Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Resultado Nominal

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/06/2020 às 17:37 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Resultado Nominal?

Resultado Nominal é um termo usado em relação às contas públicas. Juntamente com o resultado primário, é uma das formas de apurar o resultado dessas contas em um certo período e corresponde ao resultado apurado quando são considerados os juros e outros encargos de dívida no cálculo.

Entendendo o Resultado Nominal

O resultado das contas públicas é calculado, basicamente, considerando a diferença entre as receitas (tudo que entra) e as despesas (tudo que sai).

No entanto, esse resultado pode ser calculado de duas formas. Uma delas não leva em consideração o endividamento; ela mostra o resultado primário. A outra, leva em consideração juros e outros encargos de dívida; ela mostra o resultado nominal. 

Esse cálculo dos resultados a partir da diferença entre receitas e despesas é chamado de “critério acima da linha”. Existe outro critério, que será apresentado mais à frente.

Um ponto muito importante é que os valores de juros e encargos são considerados tanto dentro das receitas quanto das despesas. Ou seja, eles pesam dos dois lados da balança.

Por um lado, o governo pode ter receitas financeiras, que é o dinheiro que entra graças ao recebimento de juros e encargos referentes a dinheiro que ele empresta para empresas, para outros governos, e até para pessoas.

Por outro lado, o governo pode também ter despesas financeiras, que é o dinheiro que sai na forma de pagamento de juros e encargos referentes a dinheiro que ele pega emprestado, por exemplo, através da emissão de títulos públicos Endividamento.

Digamos que as receitas, incluindo receitas financeiras, de um governo fictício em 2018 são de $200 bilhões e as despesas, incluindo despesas financeiras, são de $160 bilhões. Nesse exemplo, ele tem um resultado nominal positivo de $40 bilhões no período.

Na prática, existe também outra forma de calcular o resultado nominal. Basta encontrar a variação da dívida líquida de um período para o outro. Esse é o chamado “critério abaixo da linha”. 

A dívida líquida corresponde à diferença entre a dívida bruta, isto é, a dívida total do governo, e os valores que ele já tem em caixa e a receber. 

Suponha que, em 2018, a dívida bruta de um governo fictício é de $ 100 bilhões e ele tem R$ 30 bilhões em caixa e a receber. Portanto, nesse ano, a dívida líquida é de $ 70 bilhões.

No ano seguinte, a dívida bruta desse governo é de $ 120 bilhões e ele tem $25 bilhões em caixa e a receber. Portanto, em 2019, a dívida líquida é de $95 milhões. 

Calculando a variação entre 2018 e 2019, o resultado é negativo: - $25 bilhões. Esse seria o resultado nominal desse governo em 2019. 

Como é apresentado o Resultado Nominal?

Conhecendo o significado de resultado nominal, fica bem mais fácil entender quais são as duas possibilidades para esse resultado. Se ele for negativo, ou seja, se as despesas superarem as receitas, temos o déficit nominal. Se ele for positivo, ou seja, se as receitas superarem as despesas, temos o superávit nominal.

O resultado nominal pode ser apresentado de duas formas. Uma é a soma de todos os entes da federação, ou seja, União, estados e municípios. A outra é decomposta entre os entes.

Por isso, é possível haver superávit nominal no resultado total, mas déficit nominal em alguns dos resultados decompostos. Por exemplo, mesmo que alguns estados e municípios apresentem resultado negativo, a soma de todos ainda pode ser positiva.

O contrário também pode ocorrer. Pode haver déficit nominal no total, mesmo que alguns entes apresentem resultados positivos.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Executivo de cada um dos entes deve apresentar, anualmente, metas para o resultado nominal do período e o montante da dívida pública, as quais devem ser aprovadas pelo seu respectivo Legislativo.

Assim, evita-se que um governo coloque as contas públicas em risco, assumindo um endividamento superior ao que pode ser sustentado.

Qual é a importância do Resultado Nominal?

Saber se as contas públicas estão apresentando resultado nominal positivo ou negativo é importante para avaliar a saúde financeira do governo, além de ser um dos fatores que afetam a economia do país.

O resultado nominal é calculado pelo Banco Central. De modo geral, ele é considerado um indicador mais completo do que o resultado primário, porque aponta com maior precisão o impacto das contas públicas sobre a economia. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados