termos

Reserva de receita

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/09/2022 às 06:45 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é a reserva de receita?

Uma reserva de receita refere-se à retenção de uma parte dos lucros obtidos em determinado período, para suprir eventuais necessidades futuras de uma organização, sobretudo, no caso de demandas emergenciais. Ou seja, tais reservas podem ser empregadas, por exemplo, em projetos cuja finalidade é auxiliar a expansão dos negócios.

Cabe destacar que tal reserva se dá exclusivamente sobre os lucros auferidos pela empresa em um período específico. Logo, trata-se de um percentual daquilo que normalmente é distribuído entre os sócios acionistas em forma de dividendos. Neste caso, porém, são utilizados para reinvestir no próprio negócio, a fim de torná-lo mais competitivo.

Como funcionam as reservas de receitas?

De modo geral, as reservas de receitas são distribuídas, pelas empresas, por meio da emissão de ações de bônus. Como vimos anteriormente, esse tipo de “pecúlio” pode ser necessário, em especial, para tornar o negócio mais bem preparado frente à concorrência — o que, por sua vez, pode influenciar positivamente na participação dos acionistas.

Isso porque esse tipo de estratégia tem como propósito gerar investimentos sobre a forma de novas aplicações dentro da própria companhia. Além disso, ele normalmente ocorre quando o negócio apresenta resultados tão positivos que, por sua vez, geram lucros excedentes em determinado exercício.

Indiretamente, as reservas de receitas também podem ser empregadas como uma métrica para avaliar a eficiência operacional de uma empresa, afinal, a manutenção das reservas se dá em razão de um desempenho considerável, já que é dada através da uma parte dos lucros excedentes de determinado período.

Quais são os tipos de reserva de receita?

Em via de regra, as reservas de receita recebem classificações distintas, de acordo com o seu tipo. Elas podem ser reservas gerais ou específicas. Basicamente, uma reserva geral é constituída com um propósito não definido ou, para atingir objetivos que ainda não estão finalizados.

Já as reservas específicas tratam-se de fundos de reservas cujas receitas são criadas com o propósito de atender a objetivos específicos de um negócio. Nela, os recursos podem ser utilizados para o resgate da dívida e, portanto, considerada como fundo de resgate de debêntures.

Quais as diferenças entre a reserva de receita e a reserva de capital?

As reservas de receita e de capital são normalmente definidas tendo como base a natureza do lucro, uma vez que este, por ter origem em operações diárias (reserva de receita), enquanto, as reservas de capital, são estabelecidas através dos lucros do capital.

Além disso, uma reserva de receita normalmente é estabelecida para corrigir eventuais contingências, como vimos. Por sua vez, uma reserva de capital destina seus recursos para financiamento de operações de longo prazo ou, ainda, para amortizar despesas com a produção ou geração de novos bens ou serviços.

Outro aspecto importante que distinguem as reservas são os objetivos de cada modalidade. Afinal, na reserva de receita, a meta é suprir os imprevistos que podem ocorrer, naturalmente, a fim de alcançar uma posição de maior destaque para as entidades. Enquanto isso, a reserva de capital tem como objetivo se adequar aos princípios contábeis e/ou legais.

Vantagens da Reserva de Receita

De modo geral, as reservas de receitas apresentam vantagens importantes, no qual se caracterizam principalmente pela geração de uma fonte interna de financiamento dos objetivos organizacionais, uma vez que tais recursos podem ser utilizados para atender demandas urgentes.

Além disso, fortuitamente a reserva de receita pode ser compartilhada entre os acionistas, especialmente caso a organização esteja atravessando forte crise financeira. Ademais, elas também podem ser empregadas no pagamento de dívidas altas e de curto prazo ou, ainda, para minimizar problemas de ordem econômica que não foram observados anteriormente.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!