termos

Regime de Competência

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/05/2019 às 09:23 - Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Regime de Competência?

Em contabilidade, o termo Regime de Competência se refere à forma como são registradas as entradas e saídas de uma empresa. Ou seja, as despesas e ganhos que acontecem no decorrer de um determinado período.

Assim como outros recursos da contabilidade, esse é um grande aliado da gestão empresarial. Afinal, para administrar um negócio com sucesso é preciso registrar todas as movimentações financeiras, pois é dessa maneira que se pode ter controle do fluxo de caixa.

E, por consequência, fazer a melhor tomada de decisão quando envolve dinheiro. Assim, o Regime de Competência é usado para registrar as receitas e despesas no período de sua realização.

Isto é, se a sua empresa fez uma compra este mês, mas com pagamento a prazo, para o mês seguinte, o gasto é registrado no mês atual. Em outras palavras, as entradas e saídas de caixa são registradas quando são decididas e não quando são efetivadas.

Essa medida contribui para um melhor controle e acompanhando das finanças, pois assim sabe-se quando foi gerado o ganho ou o gasto. Mesmo assim, é preciso ter anotado também quando o dinheiro vai realmente entrar ou sair do caixa.

Trata-se apenas de uma forma de constar nos relatórios da empresa a data em que determinado gasto foi determinado ou quando uma compra foi realizada, mesmo que seja somente paga posteriormente.

Tipos de Regime de Competência

O Regime de Competência possui dois tipos, sendo que funciona como duas divisões para organizar as finanças do seu negócio.

Registro de receitas

Trata-se das anotações referentes aos ganhos de um determinado período, sendo que, de forma geral, usa-se o mês como divisão do tempo. Dessa forma, é o registro do que foi vendido em determinado mês, independente da venda ter sido feita à vista ou a prazo.

É chamado também de reconhecimento da receita, definindo assim a data em que o contrato de compra e venda foi firmado.

Registro de despesas

São os registros relativos aos gastos definidos em uma empresa, mesmo que o pagamento seja posterior. Desse modo, pode ser dito como o momento em que uma decisão de despesa é tomada, quando o produto é adquirido ou quando o serviço é contratado.

Mesmo assim, é preciso registrar, depois, o mês em que o pagamento foi realmente executado.

Regime de Competência X Regime de Caixa

Tanto o Regime de Competência quanto o Regime de Caixa são denominados de Regimes Contábeis. Ou seja, formas de registrar as entradas e saídas de um empreendimento, a fim de controlar os gastos e ganhos para o devido controle financeiro e previsão orçamentária.

Assim, podem ser confundidos, mas quando se entende a sua principal diferença, fica mais fácil o entendimento de ambos.

Dessa forma, o Regime de Competência refere-se ao mês em que os gastos e ganhos são decididos e/ou contratados e o Regime de Caixa é o momento em que as entradas e saídas são efetivamente concretizadas.

Por exemplo, se a sua empresa compra um equipamento este mês, o registro da compra deve aparecer no Regime de Competência do mês atual.

E se o pagamento for feito só no próximo mês, essa despesa deve ser registrada como saída de caixa no mês seguinte.

Ambos os regimes se complementam, contribuindo com o total controle e acompanhamento das transações financeiras. Enquanto o Regime de Competência informa quando algo aconteceu, o Regime de Caixa mostra em que momento o dinheiro entrou ou saiu da conta do seu negócio.

O Regime de Competência tem a finalidade ainda de contribuir com as previsões financeiras do seu negócio, mostrando uma visão mais geral do fluxo de caixa. Por isso, não deve ser desprezado.



Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!