Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Recrutamento Interno: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/05/2023 às 17:29 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O que é recrutamento interno?

O recrutamento interno é um processo seletivo direcionado apenas para os próprios colaboradores da empresa que oferece a vaga. O objetivo é preencher as novas oportunidades com profissionais que já conheçam a política da instituição antes de promovê-las de maneira externa.

Um dos requisitos de qualquer processo seletivo é encontrar um profissional que esteja alinhado com os valores, missão e cultura da empresa. Ao fazer essa seleção com pessoas que já colaboram com a instituição existe a certeza de que haverá esse alinhamento — o que dispensa a necessidade de onboarding ou qualquer outro método utilizado para introduzir o profissional na cultura organizacional.

Quais são os tipos de recrutamento interno?

Apesar de contar com um público mais limitado se comparado ao externo, o recrutamento interno também pode ser realizado de diferentes maneiras. A primeira delas é por meio de promoção. Quando um profissional é promovido, um novo cargo passa a ser ocupado dentro da hierarquia da equipe e, automaticamente, possibilita a entrada de um novo colaborador na função que era desempenhada anteriormente.

A segunda maneira é por meio do recrutamento informal. Como o próprio nome já sugere, esse tipo de recrutamento interno não apresenta regras tão rígidas, o que significa que ele pode ser realizado por meio de bate papos com outras equipes, indicação de profissionais de outras áreas e outros meios.

Outra maneira de realizar o recrutamento interno é por meio da abertura de vaga, em que uma comunicação é feita para os setores da empresa e qualquer colaborador pode se candidatar caso esteja apto.

Por fim, outra forma bastante utilizada nesse tipo de recrutamento são as transferências. Elas acontecem quando existe a movimentação de um profissional para um novo departamento ou uma nova equipe.

Quais são as principais vantagens do recrutamento interno?

Escolher uma pessoa dentro da própria empresa para ocupar cargos mais altos representa uma boa chance de crescimento ou até mesmo de mudança de área para os colaboradores. Esses, por sua vez, tendem a se empenhar mais a vislumbrar uma oportunidade de desenvolver a própria carreira.

O recrutamento interno também é capaz de afetar positivamente o engajamento, já que motiva os colaboradores e ainda por cima aumenta as chances de retenção. Outras vantagens dessa seleção incluem:

  • redução de custos, já que algumas etapas da seleção externa serão eliminadas, como divulgação de vagas, testes de perfil, análises de currículo etc.;
  • valorização do capital humano, produtividade, engajamento e motivação;
  • retenção de talentos, já que bons profissionais continuarão na empresa para fortalecer a cultura e a marca empregadora da instituição;
  • agilidade no processo, já que não precisará realizar algumas etapas tradicionais do recrutamento;
  • viabilização de plano de carreira.

Qual é a diferença entre recrutamento interno e externo?

Por mais que o objetivo dos dois tipos de recrutamento seja o mesmo — que é a contratação do funcionário ideal para o preenchimento de uma vaga — existem algumas diferenças nos dois processos. No interno, por exemplo, o foco da empresa está em aproveitar um colaborador que já pertence ao seu quadro para desempenhar outra função.

Já no recrutamento externo, a busca por candidatos é aberta para a ampla concorrência que existe no mercado de trabalho. Ou seja, a empresa em questão tem como objetivo selecionar uma pessoa que ainda não faz parte do seu quadro de colaboradores.

Normalmente, nesse tipo de processo seletivo a quantidade de inscritos é muito grande — o que representa uma vantagem para a instituição, já que terá uma variedade grande de opções para a escolha. A seleção, por outro lado, pode ser muito demorada.

Com o recrutamento interno, é possível poupar tempo, já que o colaborador já conhece todas as regras e políticas da organização, o que fará com que ele tenha uma adaptação mais rápida ao novo cargo. Além disso, os responsáveis pela seleção já conhecem os candidatos um pouco mais, o que possibilita uma escolha mais acertada.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!