termos

Rebranding

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/10/2020 às 05:52 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Rebranding?

O rebranding corresponde a um processo de renovação, onde uma marca passa por transformações a fim de se adequar a um novo momento do seu público-alvo ou mesmo realizar uma troca desse público, focando em uma nova persona.

O prefixo "re" de cara nos indica uma ideia de "fazer novamente". Mas, "fazer novamente" o que? Continuando com a palavra, a seguir temos "branding"

Branding é o termo utilizado para expressar a gestão de marca, que busca criar laços e conexões mais profundas com o consumidor. Ou seja, algo que vai muito além de produzir e lucrar.

Portanto, o rebranding é caraterizado pela mudança nas estratégias de gestão, marketing e outros aspectos necessários que estão relacionados a essa ligação com o público-alvo da marca.

Se pararmos para pensar, não é um processo incomum. Muitas empresas aplicam o rebranding a partir de sua identidade visual: a logomarca é sempre a primeira a passar por modificações!

Um bom exemplo são os ícones e plataformas digitais, como Instagram, Facebook, Twitter, entre outras, que ao longo dos anos já passaram por várias transformações visuais, não é?

O Rebranding é importante?

Você já entendeu que se trata de um processo de renovação, certo? Mas a questão é, será que essas mudanças são necessárias ou até mesmo benéficas para a marca?

São sim, e nós podemos te mostrar o porquê,

O primeiro ponto a se observar é que o próprio público-alvo de uma marca passa por mudanças ao longo dos anos. As crianças nascidas na década de 80, por exemplo, certamente não se comparam as crianças nascidas agora, nos anos 2000.

Os costumes são diferentes. Se antes brincavam na rua com objetos de plástico, madeira ou papelão, hoje se divertem com vídeogames, celulares e tudo mais que o avanço tecnológico tem a oferecer, entende?

Portanto, se nem mesmo as pessoas se mantém iguais ao longo dos anos (independente de faixa etária ou qualquer outro fator), que dirá as companhias! É necessário que as empresas e o mercado acompanhe e siga de acordo com as novas exigências do consumidor.

Por outro lado, o segundo ponto a se observar está relacionado a gestão interna da marca. Quando uma companhia de adapta a evolução de recursos e estratégias, pode querer passar uma nova mensagem ao seu público - algo melhorado e mais moderno.

Essa é uma forma de mostrar para o consumidor que aquela companhia acompanha está atualizada sobre as tendências de mercado, marketing e assim por diante.

Dessa forma, o rebranding possibilita que a marca esteja sempre conectada com seu público, mesmo com as mudanças sociais que ocorrem naturalmente ao longo do tempo, já que a empresa se molda e se adapta a elas.

Como o Rebranding é aplicado?

Além da mudança na identidade visual da marca, conforme falamos anteriormente, também existem outros meios de inovar: desenvolver produtos diferentes é um deles.

Vamos citar a Coca-Cola como exemplo. Essa marca não passou por muitas mudanças na identidade visual, mas procurou adaptar seus produtos de acordo com a evolução social do seu público-alvo.

Perceba, há uma variação nos tipos de bebidas ofertadas, desde a própria composição (tradicional e zero açúcar) até os tipos de embalagem (KS e retornável).

Além disso, a marca também passou a ser exibida no varejo de calçados, a fim de alcançar e se adaptar a uma nova modalidade de público.

Qual é a influência do Rebranding no mercado financeiro?

A principal consequência que o processo de rebranding pode ter sobre o mercado financeiro está na valorização do produto.

Uma marca que se adapta às novas necessidade de seu público ou até mesmo a novos recursos de produção e venda, não permite que o produto principal se torne ultrapassado e perca a demanda.

Um produto ou serviço que se mantém se aproxima de continuar relevante. Em outras palavras, a economia do país se mantém ativa e em crescimento!

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre
David Swensen

David Swensen

Quem é David Swensen? Nascido em 1954, David Swensen é um dos grandes investidores norte-americanos. Ele é mundialmente conhecido por liderar a Universidade de Yale, uma...

  CONTINUAR LENDO