Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ptax

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/11/2019 às 21:55 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quando se fala na cotação do dólar, logo se pensa em compras no exterior, itens importados, viagens a outros países e fatura de cartão de crédito internacional. Tudo isso é influenciado pela Ptax, uma taxa de câmbio no mercado financeiro que também tem impacto nos contratos negociados em dólar americano.

A Ptax, ou dólar Ptax, representa a cotação média das transações feitas em dólar entre as instituições financeiras que são autorizadas pelo Banco Central a operar câmbio no Brasil. Essas instituições são chamadas de dealers e são consultadas pelo BC para a definição da taxa.

Para que serve Ptax?

A taxa acompanha o valor médio das negociações em dólar feitas diariamente no mercado financeiro. Por ser o termômetro da variação do dólar comercial, a taxa é uma das principais referências para atividades que envolvem a moeda americana, como:

  • contratos feitos em dólar

  • cotação do dólar turismo

  • contratos futuros em dólar

  • contratos derivativos de câmbio

A Ptax também serve de base para contratos no mês seguinte. De acordo com o Banco Central, ela ainda é considerada para pesquisadores e analistas econômicos e para contratos denominados em real nas bolsas de mercadorias no exterior, como a Chicago Mercantile Exchange (CME), nos Estados Unidos.

Como a Ptax é calculada?

Essa taxa de referência é calculada diariamente pelo Banco Central, durante quatro janelas de tempo: das 10h às 10h10, das 11h às 11h10, das 12h às 12h10 e das 13h às 13h10. Nessas janelas, o BC consulta as negociações feitas pelas instituições credenciadas.

Assim, o BC define as taxas de compra e venda no dia com base na média dessas cotações e faz a divulgação em um boletim por volta das 13h30. O cálculo da taxa exclui as duas médias maiores e menores das quatro janelas.

Dia da formação da Ptax

Apesar de ter o cálculo diário, ela costuma provocar maior volatilidade da moeda no mercado financeiro no último dia de cada mês. Isso acontece porque os investidores aproveitam este pregão para tentar conseguir uma cotação que favoreça os próprios negócios.

Assim, os dealers costumam operar um volume maior de negociações, justamente para tentar empurrar a taxa o mais próximo possível dos seus objetivos. Essa cotação do último dia será a base para os contratos cambiais negociados no mês seguinte. Em derivativos de câmbio, por exemplo, a liquidação é feita na Ptax do dia anterior à operação.

Compra e venda

Na cotação extraída pelo Banco Central, são definidas duas taxas Ptax: a de compra e a de venda. A de compra é o valor que as instituições financeiras pagam para os clientes comprarem a moeda.

Já a taxa de venda corresponde à cotação que os bancos e administradoras de cartão de crédito vão pagar. Elas irão vender dólar para quem faz saques ou usa o cartão de crédito no exterior. No geral, a taxa de venda costuma ser mais alta porque envolve os custos de operação das instituições financeiras.

O que é Ptax 800?

É a denominação que originou a Ptax. De acordo com o Banco Central, o nome Ptax é usado por causa da PTAX800, que era uma transação feita por muitos anos pelo Sistema do Banco Central (Sisbacen) para consulta da taxa de câmbio.

Ela deixou de ser usada em 2014, mas o novo sistema que substituiu o anterior optou por manter o termo Ptax, porque já era utilizado pelos agentes do mercado de câmbio.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados