Última modificação em 4 de fevereiro de 2021

O que é Projected Benefit Obligation (PBO)?

Projected Benefit Obligation (PBO) - em Português, "Obrigação de Benefício Projetado" - é um cálculo competente a contabilidade de uma empresa, capaz de prever se a mesma possui condições de arcar com as obrigações se por alguma razão dispensar um de seus funcionários.

Essas obrigações também podem ser chamadas de pensão. De acordo com as leis trabalhistas do nosso país, todo cidadão tem direito a receber financeiramente pela rescisão contratual, bem como algumas parcelas de seguro desemprego a depender do tempo de contribuição na empresa.

Claro que, as vertentes legislativas podem ser aplicadas e interpretadas de maneiras distintas de acordo com cada caso de demissão. Entretanto, de maneira geral, uma companhia deve estar sempre pronta a cumprir com o pagamento da pensão pós-dispensa.

Por se tratar de uma análise que está diretamente relacionada a contabilidade de uma empresa, a PBO deve ser calculada e reajustada mensalmente enquanto o funcionário ainda fizer parte da equipe.

Isso significa que, mesmo o cidadão trabalhando normalmente - e sem que haja pretensão de dispensa - toda empresa deve projetar os benefícios e obrigações a serem pagos futuramente.

Sabe quando você abre uma conta bancária destinada aos investimentos da sua reserva de emergência? Todo mês um dinheirinho é aplicado ali, a fim de que você tenha saldo suficiente para arcar com suas despesas por, no mínimo, três meses.

Significa que o pior inevitavelmente vai acontecer? Não! Mas, significa que você é uma pessoa preparada e não quer passar apuros, caso venha ficar desempregado ou precise ter uma grande quantia financeira de repente, por conta de alguma emergência, por exemplo.

Assim acontece com as empresas. Calcular e deixar a pensão de um funcionário em dia não significa que pretende mandá-lo embora, mas, caso isso aconteça por qualquer razão que seja, não precisará se preocupar em desfalcar o caixa da companhia para cumprir com tais obrigações.

Como a Projected Benefit Obligation (PBO) pode ser calculada?

Muitos podem ser os benefícios ofertados por uma empresa no ato da contratação, certo?

O que muitas pessoas não sabem é que, o salário também é visto como tal, além de todos os outros adicionais como vale refeição, vale alimentação, vale transporte, convênio médico, cesta básica e tantos outros. 

Para que o cálculo da Projected Benefit Obligation seja realizado, todos os benefícios pagos durante o contrato de trabalho devem ser levados em consideração - bem como a regularidade de tais pagamentos.

Outro fator primordial é o tempo de contribuição do cidadão. A depender desse período, de acordo com as leis trabalhistas do nosso país, ele pode receber um valor maior ou menor de pensão. 

Além disso, para cálculo da PBO outras coisas devem ser observadas, como a estimativa de prestação de serviço dos demais funcionários, mudanças de cargos e possíveis aumentos salariais, até mesmo a taxa de mortalidade dos colaboradores entra em questão!

É um cálculo necessário, mas não tão simples como você pôde perceber. Por essa razão, recomenda-se que um profissional habilitado do setor contábil tome a frente e analise cada situação, para que as projeções das obrigações seja o mais assertiva possível.

Esse profissional - também chamado de "atuário" nesse caso específico - poderá fornecer informações como custos de serviços, custos de juros, ganhos e perdas provenientes da dispensa, poderá analisar o balanço patrimonial de maneira geral e lançar mão de vários recursos para fornecer uma perspectiva correta.

A empresa que se dispõe a projetar a obrigação de seus benefícios, certamente se privará de um desequilíbrio financeiro no fluxo de caixa. Vale mais a pena investir na avaliação prévia, do que na remediação posterior, não acha?

Termo do dia

Welfare State

O que é welfare state? Welfare state, ou Estado do bem-estar social em português, diz respeito aos sistemas de proteção social que surgiram em vários países…