Preço Spot
O que é preço spot?
O preço spot nada mais é do que o preço atual de um ativo dentro do mercado, especialmente utilizado para mercadorias e commodities. Neste formato, usa-se pagamento à vista e com entrega imediata.
As negociações que envolvem commodities geralmente têm duas formas de precificação. A primeira delas, até mais conhecida, é o uso de um preço futuro. Assim, os investidores podem usar desse mercado como maneira de proteção ao seu produto.
Por exemplo, um exportador de café tem seu negócio diretamente relacionado a dois fatores: o café e o câmbio (moeda utilizada na exportação). Assim, ele pode gerar contratos futuros (comprando ou vendendo antecipadamente) sobre commodities ou câmbio para evitar sustos que tragam impactos e consequências em momento posterior.
O outro formato de precificação é justamente o preço spot que, como já vimos, é o valor cobrado por ele no curto prazo e com entrega imediata. Trata-se, portanto, de um objetivo de negociação diferente do que é empregado no uso do preço futuro.
Quais são as mercadorias que possuem preço spot?
Basicamente, todos os tipos de commodities possuem um preço spot que, como já vimos, reflete seu valor de mercado no dia específico em que ele é cotado. Esse preço, assim como acontece com as ações, varia a todo o instante de acordo com o mercado.
Vale lembrar que existem diferentes tipos de mercadorias, as quais são enquadradas de acordo com a sua categoria. Abaixo, destacamos as principais com alguns exemplos apenas para que você associe o restante do conteúdo com mais facilidade:
- Agrícolas: açúcar, café, milho, trigo.
- Minerais: álcool, gás, ouro, petróleo.
- Ambientais: água, geração de energia, madeira.
- Financeiras: real, dólar, euro.
Quando as commodities são negociadas com o seu preço spot, forma-se o que se chama de mercado spot. Ou seja, nada mais é do que o ambiente em que ocorrem as negociações de mercadorias que se concretizam na mesma hora tanto para pagamento, quanto para entrega.
Qual é a vantagem de trabalhar com o preço spot?
De um modo geral, o preço spot é benéfico na medida em que as transações são velozes tanto para o vendedor da mercadoria, como também para o comprador.
As vantagens são relativamente fáceis de compreender. Para o produtor de commodities, por exemplo, o pagamento ocorrerá à vista (sem parcelamentos), o que é ótimo para seu fluxo de caixa. O valor recebido, portanto, é integral sobre aquilo que é vendido.
Para quem compra, também há a vantagem de receber o produto imediatamente. É claro que nem sempre isso ocorre de maneira física, como no caso de um produto intangível. Ainda assim, tudo ocorre de maneira rápida e eficiente.
Contudo, vale observar que esse não é um mercado com foco em proteção, mas sim na aquisição e na venda das mercadorias. Para proteções, como vimos no primeiro tópico, é mais comum que se use do preço futuro do ativo.
Qual a relação entre preço spot e preço futuro?
Apesar de diferentes, preço spot e preço futuro possuem uma relação direta dentro das commodities. Isso porque a sua precificação de longo prazo é baseada justamente no valor cobrado por ela na data em que o contrato é firmado (ou seja, justamente seu preço spot).
A mudança é que o preço futuro precisa levar em consideração outras questões como alterações de oferta e demanda pelo produto, os riscos do setor, custos de armazenamento e taxas pela passagem do tempo.
No entanto, embora exista essa relação direta entre os dois preços, vale observar que eles não necessariamente serão próximos. Dependendo do cenário econômico e das projeções de oferta e demanda, o preço futuro das mercadorias podem apresentar grande diferença em relação ao preço spot.
Isso também não significa que um seja melhor do que o outro. Não se esqueça de que ambos são negociados em diferentes momentos temporais e, portanto, apenas refletem as condições de momento para compra e/ou venda.