Última modificação em 11 de janeiro de 2021

O que é a política comercial?

Política comercial é o nome dado ao conjunto de ações e filosofias seguidas por um governo com o intuito de gerenciar o seu panorama comercial, realizando, por exemplo, parcerias com outras potências, estabelecendo regras para a entrada de produtos estrangeiros no mercado interno e fomentando os negócios nacionais. Em outras palavras, a política comercial lança mão de todo o poder governamental para que o mesmo controle a circulação de bens e serviços e possa posicionar favoravelmente o país no comércio internacional.

Qual é a importância da política comercial?

A política comercial é de vital importância para toda nação, incluindo como um dos quatro componentes da chamada política macroeconômica. Aqui na Mais Retorno já temos artigos completões sobre as outras três - a política fiscal, a política cambial e a política monetária. Clique e confira! 

Agora voltando à política comercial... Você já parou para pensar que toda vez que um cliente compra um celular, por exemplo, dos EUA, está deixando de incentivar os fornecedores locais deste produto? Individualmente, você pode não ver nada de errado nisso, mas o Estado não pode se dar ao mesmo luxo que você. Isso porque, em grande escala, uma balança comercial deficitária, mesmo que apenas no que tange aos celulares, pode significar uma crise no setor eletrônico nacional que, sem conseguir competir com os produtos estadunidenses, quebra e demite milhares, talvez até milhões de pessoas. Já imagina o problemão para a economia brasileira, né?

Assim como as políticas econômicas visam criar um sistema financeiro forte, de modo a evitar recessões e promover a prosperidade financeira dos cidadãos, as políticas comerciais fazem o mesmo no âmbito mercantil - isto é, visa criar um sistema de importações e exportações fortes para a sua nação, de modo a evitar déficits e promover a prosperidade financeira dos exportadores brasileiros, que, por sua vez, farão com que mais dinheiro circule no país pelas mãos das pessoas que nele trabalham.

Como é a política comercial aplicada às empresas?

O termo "política comercial" não fica restrito apenas ao meio governamental. Na verdade, ele faz parte do dia a dia de muitas empresas privadas - nesses casos, contudo, tem um significado um tanto diferente do que já aprendemos até aqui.

Nos negócios, a política comercial é definida como as regras de comercialização dos produtos e serviços oferecidos por uma organização.

Pense na última compra que você fez. Provavelmente existiam algumas normas preestabelecidas pra levá-lo pra casa, certo? Por exemplo, pode ser que aquele sapato tivesse um preço fixo de 199 reais e a loja oferecesse ainda 5% de desconto no pagamento à vista. O único momento em que ele é vendido mais barato, pela metade do preço, é na semana de aniversário da marca.

Veja bem: para você, consumidor, podem ser apenas condições que você pode ou não estar disposto a aceitar, dentro da sua realidade financeira, mas para quem vende é uma política de vendas criada em um mar de opções. Afinal, o negócio poderia oferecer 10%, 15% e até mesmo deixar a cargo dos vendedores o valor do desconto no sapato, certo? Para chegar à conclusão de que 5% seria o melhor valor foi preciso que um profissional da área comercial alinhasse a política comercial da empresa aos seus objetivos internos e ao mercado como um todo.

Isso é de vital importância porque, como bem sabemos, é vendendo seus produtos e serviços que uma empresa sobrevive. Ser rígido demais pode levar a uma diminuição nas vendas. Por outro lado, deixar "a Deus dará" também não é positivo - afinal, para bater metas e se posicionar como marca relevante, é preciso certa disciplina e constância.

Termo do dia

Mercado de Crédito

O que é mercado de crédito? O mercado de crédito é parte integrante do Sistema Financeiro Nacional, composto ainda pelos mercados de câmbio (moeda), capitais (valores…