Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Política Comercial

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/01/2021 às 19:22 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é a política comercial?

Política comercial é o nome dado ao conjunto de ações e filosofias seguidas por um governo com o intuito de gerenciar o seu panorama comercial, realizando, por exemplo, parcerias com outras potências, estabelecendo regras para a entrada de produtos estrangeiros no mercado interno e fomentando os negócios nacionais. Em outras palavras, a política comercial lança mão de todo o poder governamental para que o mesmo controle a circulação de bens e serviços e possa posicionar favoravelmente o país no comércio internacional.

Qual é a importância da política comercial?

A política comercial é de vital importância para toda nação, incluindo como um dos quatro componentes da chamada política macroeconômica. Aqui na Mais Retorno já temos artigos completões sobre as outras três - a política fiscal, a política cambial e a política monetária. Clique e confira! 

Agora voltando à política comercial... Você já parou para pensar que toda vez que um cliente compra um celular, por exemplo, dos EUA, está deixando de incentivar os fornecedores locais deste produto? Individualmente, você pode não ver nada de errado nisso, mas o Estado não pode se dar ao mesmo luxo que você. Isso porque, em grande escala, uma balança comercial deficitária, mesmo que apenas no que tange aos celulares, pode significar uma crise no setor eletrônico nacional que, sem conseguir competir com os produtos estadunidenses, quebra e demite milhares, talvez até milhões de pessoas. Já imagina o problemão para a economia brasileira, né?

Assim como as políticas econômicas visam criar um sistema financeiro forte, de modo a evitar recessões e promover a prosperidade financeira dos cidadãos, as políticas comerciais fazem o mesmo no âmbito mercantil - isto é, visa criar um sistema de importações e exportações fortes para a sua nação, de modo a evitar déficits e promover a prosperidade financeira dos exportadores brasileiros, que, por sua vez, farão com que mais dinheiro circule no país pelas mãos das pessoas que nele trabalham.

Como é a política comercial aplicada às empresas?

O termo "política comercial" não fica restrito apenas ao meio governamental. Na verdade, ele faz parte do dia a dia de muitas empresas privadas - nesses casos, contudo, tem um significado um tanto diferente do que já aprendemos até aqui.

Nos negócios, a política comercial é definida como as regras de comercialização dos produtos e serviços oferecidos por uma organização.

Pense na última compra que você fez. Provavelmente existiam algumas normas preestabelecidas pra levá-lo pra casa, certo? Por exemplo, pode ser que aquele sapato tivesse um preço fixo de 199 reais e a loja oferecesse ainda 5% de desconto no pagamento à vista. O único momento em que ele é vendido mais barato, pela metade do preço, é na semana de aniversário da marca.

Veja bem: para você, consumidor, podem ser apenas condições que você pode ou não estar disposto a aceitar, dentro da sua realidade financeira, mas para quem vende é uma política de vendas criada em um mar de opções. Afinal, o negócio poderia oferecer 10%, 15% e até mesmo deixar a cargo dos vendedores o valor do desconto no sapato, certo? Para chegar à conclusão de que 5% seria o melhor valor foi preciso que um profissional da área comercial alinhasse a política comercial da empresa aos seus objetivos internos e ao mercado como um todo.

Isso é de vital importância porque, como bem sabemos, é vendendo seus produtos e serviços que uma empresa sobrevive. Ser rígido demais pode levar a uma diminuição nas vendas. Por outro lado, deixar "a Deus dará" também não é positivo - afinal, para bater metas e se posicionar como marca relevante, é preciso certa disciplina e constância.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados