Logo Mais Retorno
termos

Petrolífera

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/04/2022 às 10:16 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Petrolífera?

Chamamos de petrolífera a indústria responsável por explorar, extrair, refinar, transportar e comercializar uma das matérias primas mais importantes para a economia global, o petróleo - também conhecido como "ouro negro".

É comum que se escute falar em áreas petrolíferas ou produtos petrolíferos, certo? Essas e outras expressões fazem referência ao processo que envolve as etapas citadas anteriormente, ou seja, o processo que nos possibilita a utilização desse recurso tão precioso.

Conheça a indústria Petrolífera!

Afinal, você sabe o que é petróleo?

O petróleo é um recurso natural utilizado desde os tempos mais antigos, a cerca de 400 anos AC. Naquela época, ele era utilizado como meio de acabamento para madeira, como colante, como impermeabilizante, entre outras necessidades acerca da construção civil.

Acredita-se que o petróleo seja fruto da decomposição orgânica de espécies marinhas e elementos vivos que ficam abaixo do solo do mar, embora hajam diversas outras teorias que tentam explicar a origem de sua formação.

O primeiro poço a ser perfurado em busca de petróleo foi em 1859 na Pensilvânia, um dos Estados da maior potência econômica mundial, os Estados Unidos. Edwin Drake foi o responsável pela descoberta da nova e bem sucedida técnica de extração. 

Cerca de 11 anos depois, o filantropo estadunidense John Davison Rockefeller fundou uma das maiores indústrias petrolíferas da história, a Standard Oil Company.

A empresa atingiu resultados tão surpreendentes que foi considerada um monopólio pelo governo americano, que exigiu sua repartição em empresas menores no ano de 1911, surgindo assim as organizações Chevron, Atlantic, Exxon, Mobil e Amoco - todas comandadas pelos irmãos Rockefeller.

Desde então o petróleo vem sendo utilizado como matéria prima para as mais diversas utilidades dos dias atuais, como gasolina, gás de cozinha, o asfalto, borracha sintética, óleo lubrificante, combustível para aviação, cosméticos, fio de nylon, poliéster, plástico e até medicamentos. 

O petróleo é extraído através de plataformas petrolíferas, que utilizam um sistema de tubulação próprio para esse trabalho. A primeira plataforma flutuante construída no Brasil é chamada de P-51, enquanto a primeira plataforma totalmente automatizada foi construída pela empresa norueguesa Equinor, em 2018.

Existem diversos tipos de plataformas petrolíferas. O que diferenciam umas das outras é a profundidade da lâmina d'água que são capazes de perfurar, além da fixação de sua estrutura ser em terra firme, ou não. 

Após ser extraído, o petróleo é transportado ao local que chamamos de refinaria. É lá que ele deixa sua forma bruta para dar origem aos mais diversos sub tipos de produtos, já citados anteriormente. Esse processo acontece através do aquecimento - diferentes temperaturas geram diferentes produtos.

A primeira refinaria brasileira é chamada de Refinaria Landulpho Alves (RLAM), pertencente ao grupo estatal Petrobrás. A Petrobrás foi criada em 1953 durante o governo de Getúlio Vargas. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!