Passivo
O que é Passivo?
O Passivo é o segundo grupo do Balanço Patrimonial e é tão importante quanto o primeiro (Ativo).
No Passivo ficam as contas referentes às obrigações e deveres da empresa. Então você encontra no Passivo, contas semelhantes a essas;
- Fornecedores a pagar
- Empréstimos e financiamentos a pagar
- Impostos a pagar
- Salários a pagar
- Provisão de 13º
Além de diversas outras contas.
No Passivo você vai encontrar boa parte das contas referentes a pagamentos e provisões de uma empresa.
Como funciona o Passivo
O Passivo, como já foi mencionado, é um grupo que pertence ao Balanço Patrimonial. Por esse motivo, o Passivo é um grupo muito utilizado na contabilidade.
Lançamentos que envolvem a folha de pagamento, provisão de férias e décimo terceiro salário, pagamento de encargos sociais e até de empréstimos e financiamentos, acabam alterando os saldos das contas do Passivo.
Ao realizar lançamentos contábeis, o contador ou profissional da área deverá fazer o lançamento utilizando duas contas (débito e crédito).
Para que serve o Passivo?
Profissionais e gestores de empresas podem utilizar as contas do Passivo e até o próprio Passivo para análises e construção de fórmulas e indicadores.
Esses estudos servem para conseguir definir se a empresa em questão está bem ou se um eventual investimento na companhia poderá ser interessante.
Profissionais ligados ao mercado de capitais e os investidores estudam bastante os números oriundos do passivo.
A liquidez corrente, por exemplo, é um indicador que utiliza o Passivo Circulante para determinar se a empresa possui caixa disponível para honrar com todas suas obrigações (também no circulante).
Existem ainda vários outros indicadores que podem ser explorados e utilizam o Passivo ou contas do grupo para construí-los.
Tipos de Passivo
Dentro da estrutura do Balanço Patrimonial o grupo de Passivo possui dois grupos (além do Patrimônio Líquido), segue:
- Passivo Circulante
- Passivo Não Circulante
No Passivo Circulante se encontram as contas que possuem vencimento de até 12 meses, ou seja, que a empresa deverá quitar em até 12 meses.
No Passivo Não Circulante, ficam as contas que possuem vencimento superior aos 12 meses. É natural encontrar contas vinculadas aos dois subgrupos.
Um bom exemplo é de empréstimo e financiamentos a pagar.
Dificilmente existem empréstimo e financiamentos com duração inferior a 12 meses. Observando isso, é comum ver um empréstimo contendo lançamentos tanto na conta do Circulante, quanto do Não Circulante.
Essa distinção é importante inclusive para estudos de análise de crédito. Empresas que fazem licitação precisam contar com tal segregação lançada de forma precisa.
Porque o Passivo?
O Passivo é fonte de muitas informações.
Tanto o Passivo Circulante quanto o Não Circulante são importantíssimos para o Balanço Patrimonial e o Balancete.
O Balancete é um relatório que pode ser emitido mensalmente. Através dele o empresário pode acompanhar a evolução patrimonial e de resultado da empresa.
Através do Passivo os empresários e interessados podem acompanhar a evolução das contas a pagar da empresa.
O aumento dos saldos a pagar e até a criação de contas como parcelamentos, financiamentos e empréstimos no balanço de uma empresa pode significar que as coisas não andam muito bem. Esse tipo de análise, só é possível por meio do grupo do Passivo.