Última modificação em 22 de fevereiro de 2021

O que é P/FCO?

O P/FCO, ou preço sobre o fluxo de caixa operacional, é um múltiplo financeiro. Ele é bastante utilizado para comparar o valor de mercado de uma empresa ou negócio com o seu fluxo de caixa operacional — ou o preço das suas ações por cada uma delas dividido pelo mesmo fluxo de caixa.

De forma bem simples, a relação P/FCO mede o atual preço das ações da empresa em relação ao montante de caixa gerado por ela em um determinado período. O múltiplo do preço sobre o fluxo de caixa operacional é utilizado, principalmente, em métodos de análises comparáveis na avaliação de ações.

Esse índice ainda utiliza como base o fluxo de caixa operacional que adiciona despesas que não são monetárias, como amortização e depreciação, ao seu lucro líquido. Nesses casos, pode ser extremamente útil para avaliar as ações que têm um fluxo de caixa positivo, mas que, ao mesmo tempo, não são lucrativas por conta de grandes despesas não monetárias.

Quais são as aplicações do P/FCO?

De forma semelhante ao que acontece a outros múltiplos utilizados em avaliações de ações, a aplicação do P/FCO é adequada apenas para certos casos. Como nos casos citados anteriormente, por exemplo, esse índice permite que investidores e analistas tenham uma imagem bem menos distorcida da real situação financeira de um negócio.

Embora não haja um consenso quanto aos níveis ideais para a relação do preço sobre o fluxo de caixa operacional, é comumente aceito nesse mercado que um múltiplo baixo indique que um estoque esteja subvalorizado. Altos índices, por sua vez, são comuns para empresas que estão em estágios iniciais de desenvolvimento, principalmente quando o preço das ações é avaliado com base nas perspectivas de crescimento futuro ao mesmo tempo em que uma quantidade pequena de dinheiro é gerada.

Geralmente, a aplicação desse índice é vista como uma melhor opção em relação ao múltiplo do preço sobre o lucro. Uma das vantagens do P/FCO sobre ele, aliás, é que os fluxos de caixa de uma empresa não podem ser tão facilmente manipulados quanto seus lucros.

Como funciona o P/FCO?

O funcionamento desse índice é de, certa forma, descomplicado. Isso porque a relação entre o preço sobre o fluxo de caixa operacional mede quanto dinheiro uma empresa gera em relação ao preço de suas ações — ao invés do que ela registra em ganhos em relação ao preço delas. Por isso, alguns negócios parecem não ser lucrativos a uma primeira olhada e isso se deve a suas grandes despesas não monetárias, mesmo que os fluxos de caixa sejam sempre positivos.

Como fazer o cálculo do P/FCO?

Para evitar volatilidade no índice, geralmente é utilizado um preço médio de 30 ou 60 dias para obter um valor de estoque mais estável — e que não seja distorcido por movimentos do mercado. O fluxo de caixa operacional que é utilizado na equação pode ser obtido por meio de um cálculo dos fluxos de caixa dos últimos 12 meses gerados pela empresa avaliada e dividido pelo número de ações que ela tem em circulação.

Além de fazer essa conta por cada ação, é possível fazer o cálculo de uma única vez para a empresa inteira. Para isso, é preciso dividir o valor de mercado total do negócio pelo seu fluxo de caixa operacional total.

Existem desvantagens na relação P/FCO?

Mesmo com suas inúmeras vantagens, existem algumas pequenas desvantagens na relação P/FCO que precisam ser pontuadas. O cálculo do fluxo de caixa operacional, por exemplo, é um deles, já que pode ser calculado de várias maneiras para refletir diferentes tipos de realidade dentro da empresa.

O que é livre para os acionistas, por exemplo, é calculado de forma diferente dos fluxos de caixa para as partes interessadas que, por sua vez, é diferente de uma simples soma de todos os fluxos e assim por diante. Para evitar qualquer confusão em relação ao P/FCO, então, é preciso especificar o tipo de fluxo de caixa aplicado à métrica em primeiro lugar.

Termo do dia

Efeito Isolante

O que é o efeito isolante? É chamada de efeito isolante ou efeito Von Restorff (em Inglês, isolation effect) a tendência humana de se lembrar, com…