Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

P/FCO

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/02/2021 às 12:18 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é P/FCO?

O P/FCO, ou preço sobre o fluxo de caixa operacional, é um múltiplo financeiro. Ele é bastante utilizado para comparar o valor de mercado de uma empresa ou negócio com o seu fluxo de caixa operacional — ou o preço das suas ações por cada uma delas dividido pelo mesmo fluxo de caixa.

De forma bem simples, a relação P/FCO mede o atual preço das ações da empresa em relação ao montante de caixa gerado por ela em um determinado período. O múltiplo do preço sobre o fluxo de caixa operacional é utilizado, principalmente, em métodos de análises comparáveis na avaliação de ações.

Esse índice ainda utiliza como base o fluxo de caixa operacional que adiciona despesas que não são monetárias, como amortização e depreciação, ao seu lucro líquido. Nesses casos, pode ser extremamente útil para avaliar as ações que têm um fluxo de caixa positivo, mas que, ao mesmo tempo, não são lucrativas por conta de grandes despesas não monetárias.

Quais são as aplicações do P/FCO?

De forma semelhante ao que acontece a outros múltiplos utilizados em avaliações de ações, a aplicação do P/FCO é adequada apenas para certos casos. Como nos casos citados anteriormente, por exemplo, esse índice permite que investidores e analistas tenham uma imagem bem menos distorcida da real situação financeira de um negócio.

Embora não haja um consenso quanto aos níveis ideais para a relação do preço sobre o fluxo de caixa operacional, é comumente aceito nesse mercado que um múltiplo baixo indique que um estoque esteja subvalorizado. Altos índices, por sua vez, são comuns para empresas que estão em estágios iniciais de desenvolvimento, principalmente quando o preço das ações é avaliado com base nas perspectivas de crescimento futuro ao mesmo tempo em que uma quantidade pequena de dinheiro é gerada.

Geralmente, a aplicação desse índice é vista como uma melhor opção em relação ao múltiplo do preço sobre o lucro. Uma das vantagens do P/FCO sobre ele, aliás, é que os fluxos de caixa de uma empresa não podem ser tão facilmente manipulados quanto seus lucros.

Como funciona o P/FCO?

O funcionamento desse índice é de, certa forma, descomplicado. Isso porque a relação entre o preço sobre o fluxo de caixa operacional mede quanto dinheiro uma empresa gera em relação ao preço de suas ações — ao invés do que ela registra em ganhos em relação ao preço delas. Por isso, alguns negócios parecem não ser lucrativos a uma primeira olhada e isso se deve a suas grandes despesas não monetárias, mesmo que os fluxos de caixa sejam sempre positivos.

Como fazer o cálculo do P/FCO?

Para evitar volatilidade no índice, geralmente é utilizado um preço médio de 30 ou 60 dias para obter um valor de estoque mais estável — e que não seja distorcido por movimentos do mercado. O fluxo de caixa operacional que é utilizado na equação pode ser obtido por meio de um cálculo dos fluxos de caixa dos últimos 12 meses gerados pela empresa avaliada e dividido pelo número de ações que ela tem em circulação.

Além de fazer essa conta por cada ação, é possível fazer o cálculo de uma única vez para a empresa inteira. Para isso, é preciso dividir o valor de mercado total do negócio pelo seu fluxo de caixa operacional total.

Existem desvantagens na relação P/FCO?

Mesmo com suas inúmeras vantagens, existem algumas pequenas desvantagens na relação P/FCO que precisam ser pontuadas. O cálculo do fluxo de caixa operacional, por exemplo, é um deles, já que pode ser calculado de várias maneiras para refletir diferentes tipos de realidade dentro da empresa.

O que é livre para os acionistas, por exemplo, é calculado de forma diferente dos fluxos de caixa para as partes interessadas que, por sua vez, é diferente de uma simples soma de todos os fluxos e assim por diante. Para evitar qualquer confusão em relação ao P/FCO, então, é preciso especificar o tipo de fluxo de caixa aplicado à métrica em primeiro lugar.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados