Última modificação em 3 de março de 2021

O que é NWC (Net Working Capital)?

NWC (Net Working Capital) é a diferença entre os ativos circulantes de uma empresa — como contas a receber, caixa, produtos acabados e estoque de matérias-primas — e seu passivo circulante, como as contas a pagar. Em português, também é conhecido como capital de giro.

Ele também é forma de medir a liquidez de uma empresa e se refere à diferença entre os ativos circulantes operacionais e seus respectivos passivos circulantes. O NWC é uma medida de eficiência operacional e de saúde financeira de curto prazo de uma empresa. Caso um negócio tenha um capital de giro positivamente substancial, ele deve ter potencial para investir — e, consequentemente, crescer.

O contrário, porém, também pode acontecer. Caso os ativos circulantes de qualquer instituição não excederem seus passivos circulantes, ela pode ter problemas para crescer, pagar seus credores ou até mesmo ir à falência.

Investir para ter renda passiva?

Investidores estão usando este material para ganhar dinheiro com FIIs.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Qual é a importância do NWC?

O Net Working Capital é importante porque é necessário para que qualquer empresa permaneça solvente dentro do seu mercado de atuação. Isso porque, em teoria, qualquer negócio pode ir à falência mesmo que seja lucrativa, já que não pode contar com lucros contábeis para pagar suas contas — que devem ser pagas em dinheiro e à vista.

Para exemplificar de uma forma mais simples, imagine que uma empresa tenha acumulado R$ 1 milhão devido aos lucros retidos nos anos anteriores. Caso investisse todo o montante de uma só vez, poderia ficar com ativos circulantes insuficientes para pagar suas obrigações recorrentes.

Para que o NWC é utilizado?

O NWC é utilizado, na maioria das vezes, para demonstrar a saúde financeira de um negócio. Quando seu cálculo é positivo, mostra aos investidores e credores que a empresa é capaz de gerar as operações o suficiente para que as obrigações correntes consigam ser pagas com seu ativo circulante.

A medição positiva também pode mostrar que a instituição tem capital disponível para expandir rapidamente sem que seja necessário contrair novas dívidas adicionais — ou mesmo novos investidores. Os responsáveis, então, têm todo o poder para financiar sua própria expansão apenas por meio de suas operações crescentes atuais.

Como calcular o NWC?

O cálculo do NWC pode ser feito de forma bastante simples. É só comparar os ativos circulantes de qualquer empresa com seus passivos circulantes. Nesse caso, os ativos podem incluir contas a receber, valor em caixa, estoque e qualquer outro item que deve ser liquidado ou transformado em caixa em menos de um ano.

O passivo dessa equação inclui salários de colaboradores, impostos e contas a pagar, além da parcela atual de qualquer dívida a longo prazo que possa existir. Aqui, os ativos considerados são os que permanecem disponíveis dentro de 12 meses. Já o passivo tem o seu vencimento equivalente a esse mesmo período.

Um NWC alinhado ou superior à média da indústria para qualquer empresa de tamanho comparável é, geralmente, considerado aceitável pelo mercado. Já quando ele é baixo, pode indicar um alto risco de dificuldades ou até mesmo inadimplência.

O que acontece quando o NWC é negativo?

Quando o capital de giro está negativo, mostra aos credores e investidores que as operações da empresa não estão conseguindo produzir o suficiente para dar conta das dívidas atuais do negócio de forma sustentável. Caso esses números continuem insuficientes ao longo do tempo, a instituição pode ser obrigada a tomar medidas drásticas na tentativa de reverter a situação, como vender alguns de seus ativos de geração de renda de longo prazo.

Um NWC negativo, porém, não significa necessariamente que a empresa em questão vai falir. Esses números são, apenas, um sinal de que a liquidez de curto prazo não é tão boa. Além disso, com dedicação, é possível reverter essa situação e tornar esse índice positivo novamente.

Termo do dia

Rebranding

O que é Rebranding? O rebranding corresponde a um processo de renovação, onde uma marca passa por transformações a fim de se adequar a um novo…