Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

NTN-H

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/02/2019 às 16:05 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é NTN-H

A NTN-H ou Nota do Tesouro Nacional Série H, é um título do Tesouro Nacional que possui o seu rendimento corrigido pela TR (taxa referência).

Uma das formas de conseguir acesso a esse tipo de nota é por meio do mercado secundário.

Tanto as NTN-H e NTN-D são títulos de acesso mais restrito e não são distribuídos pelo Tesouro Direto, por exemplo.

Portanto, para investir nessas notas o investidor vai precisar recorrer ao mercado secundário, negociando diretamente com outros investidores títulos que já foram emitidos anos atrás.

Como funciona a NTN-H

A Taxa Referencial (TR), que seria o indexador de rentabilidade do título, é uma taxa de juros criada na década de 90 que funcionava como um dos mecanismos de controle da inflação.

Após sua criação, a TR ainda serviu como instrumento de correção de alguns investimentos, como o FGTS e a própria poupança. A mesma ainda continua realizando a tarefa de corrigir tais investimentos.

Por mais que a TR tenha a serventia de corrigir certos valores, os protegendo da inflação, na prática esse objetivo nem sempre acaba sendo cumprido. Ativos com a correção feita pelo IPCA, por exemplo, são muito mais interessantes para esse objetivo.

Já faz certo tempo que a TR trabalha próxima de 0%, ou seja, sem gerar alguma correção significativa.

Sendo assim, é comum ver a poupança e até o saldo acumulado no FGTS, rendendo bem pouco mês após mês comparados a outros investimentos em condições semelhantes.

Portanto, podemos dizer que a TR é uma taxa que vem caindo em desuso quando o assunto é correção de valores aplicados.

Vale lembrar que a TR é uma taxa calculada mensalmente pelo Banco Central.

Em sua fórmula, o BC leva em consideração um valor fixo para TR de 1,005 e a TBF (Tarifa Básica Financeira que também é formulada pelo BC). A TR nunca poderá ter como resultado, valores negativos.

A NTN-H é um título que não possui pagamento de juros semestrais, ou seja, o seu rendimento é calculado levando em consideração todo o período desde a sua compra até o seu vencimento.

O pagamento dos rendimentos e do valor inicial investido é feito em parcela única no seu vencimento.

Portanto, ao contrário do que ocorre com boa parte dos outros títulos distribuídos pelo Tesouro Nacional, a NTN-H não faz pagamentos de juros semestrais.

Vale destacar que a NTN-H tem um prazo mínimo de vencimento de 90 dias.

Para que serve a NTN-H

Na década de 90, quando o Brasil ainda sofria os efeitos da inflação alta, a TR era uma taxa relevante.

O indicador era uma das formas de corrigir as distorções provocadas pela inflação da época, de forma que investimentos como a poupança eram mais atraentes para a população.

Com o tempo, a TR foi deixando sua função, uma vez que a inflação perdeu a força e atualmente ela se encontra relativamente controlada.

É possível dizer a NTN-H é semelhante às NTN-B ou NTN-B Principal. Afinal, os títulos do tipo NTN-B possuem rendimento atrelado ao IPCA, índice que serve como medida oficial da inflação no Brasil.

Sendo assim, aqueles investidores que procuram por títulos que possam oferecer rendimento semelhante a inflação, podem encontrar nas NTN-B uma solução prática e funcional.

Vale ainda mencionar que as NTN-B estão disponíveis no Tesouro Direto.

Ou seja, não é necessário ser um investidor institucional autorizado (dealer), tampouco esperar por leilões do Tesouro Nacional para conseguir colocar as mãos em uma NTN-B, o que acontece com as NTN-H que não possuem um acesso tão fácil.

Outro título do Tesouro Nacional que ainda conta com uma correção por índices inflacionários é a NTN-C. Porém a mesma já não é mais emitida no Brasil.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados