Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Notional

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/03/2021 às 12:45 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é notional?

O notional value (ou valor nocional, em inglês) é um termo que é frequentemente utilizado para avaliar um ativo subjacente que se encontra em uma negociação de derivativos. Ele pode ser tanto o valor total de uma posição quanto o valor de uma posição controlada ou, ainda, o valor acordado em um contrato.

Esse termo também é bastante utilizado para descrever contratos de derivativos nos mercados de moedas, de opções e nos futuros. De uma forma mais simples, também é possível dizer que o notional indica quanto dinheiro é controlado por uma posição em um determinado instrumento financeiro, como o Swap.

Como o notional funciona?

Em uma linguagem de mercado, o valor do notional é o total subjacente de uma negociação que envolve derivativos. Ele, então, se torna muito superior ao valor de mercado devido a um conceito muito utilizado nessa área chamado alavancagem.

É ela que permite a utilização de uma pequena quantia de dinheiro para, em teoria, controlar uma quantia muito superior. O valor do notional, portanto, ajuda a distinguir o preço total de uma negociação do custo — ou do valor de mercado, em outras palavras — de toda essa negociação.

Aqui, é preciso frisar que existe uma distinção bastante clara: o notional representa o valor total da posição, ao passo em que o valor de mercado é considerado como o preço em que essa posição pode ser comprada — ou vendida — no mercado. O montante de alavancagem utilizado nessa negociação pode ser calculado ao dividir o valor do notional pelo valor de mercado.

Como utilizar o notional?

O notional pode ser utilizado de algumas formas diferentes que, consequentemente, apresentam resultados distintos. A seguir, listamos quais são elas.

Uso em troca de moedas

Os swaps de moedas podem ser, de certa forma, considerados como um tipo específico de swap de taxa de juros. Nele, as contrapartes trocam o principal, assim como os pagamentos de juros denominados em diferentes moedas — como em uma transação de reais x dólares americanos. O cálculo desse pagamento também se baseia nos valores principais de notional que já são predeterminados.

É preciso atenção nesse tipo de uso porque ele envolve dois valores de notional determinados em duas moedas diferentes. Por esse motivo, ao contrário de outros tipos de utilização dessa estratégia, os swaps de moeda também envolvem a troca de valores do valor nocional principal.

Uso em opções de ações

As opções de ações que, geralmente, são categorizadas como opções de compra ou de venda, fornecem o direito — mas não a obrigação — de fazer a compra ou venda das ações subjacentes a um preço especificado em algum momento futuro. Normalmente, cada uma delas oferece a oportunidade de fazer a transação de 100 ações de uma vez. O valor do notional, nesses casos, é considerado como o valor total de uma posição nas opções que um investidor detém.

De uma forma mais simples, o notional de uma opção nesses casos pode ser determinado ao multiplicar o número de ações subjacentes pelo preço de exercício de uma ação. Dessa forma, se uma opção fornece ao detentor o direito de 100 ações subjacentes a R$ 15 cada, o valor nocional da opção seria de R$ 1.500.

Uso em swaps de taxas de juros

Os swaps de taxas de juros acontecem quando as contrapartes concordam em trocar os pagamentos dos juros futuros envolvidos. Esses pagamentos são calculados sobre o valor principal do notional pré-determinado. Sendo assim, ele pode ser expresso em qualquer moeda e, como consequência, assumir qualquer valor corrente que seja correspondente.

Os pagamentos das taxas de juros a pagar são calculados de uma forma bastante simples. São feitos de forma periódica ao multiplicar o valor apropriado pelo valor do notional principal da negociação. Sendo assim, esse valor se torna puramente teórico que é empregado apenas para ilustrar o cálculo do pagamento desses juros.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados