Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

New Growth Theory

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/08/2021 às 15:54 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é a New Growth Theory?

A New Growth Theory (NGT) é um conceito econômico que afirma que os desejos e vontades ilimitados dos indivíduos fomentam a produtividade e o crescimento econômico cada vez mais. Ele argumenta, ainda, que o PIB (Produto Interno Bruto) real por pessoa aumentará perpetuamente devido à busca de lucros cada vez maiores pelas pessoas.

Um ponto interessante sobre a New Growth Theory é que ela ofereceu uma nova abordagem sobre o que cria a prosperidade econômica. Isso porque ela enfatiza a importância do conhecimento, empreendedorismo, tecnologia e inovação. Com isso, desafia a visão do crescimento exógeno presente na economia neoclássica que diz que o progresso econômico só é determinado por forças externas que não são controláveis.

Como a New Growth Theory funciona?

O conceito da NGT afirma que a competição reduz os lucros. Então, uma forma de lidar com isso é buscar constantemente por maneiras melhores de fazer as coisas ou inventar novos produtos e serviços para maximizar a lucratividade à níveis máximos.

A teoria ainda argumenta que a inovação e as novas tecnologias não acontecem simplesmente por acaso. Na verdade, é muito pelo contrário: depende do número de pessoas que buscam inovações e do quanto as procuram. Cada indivíduo também tem controle total sobre o seu capital de conhecimento — ou seja, o que e o quanto estudar, por exemplo. Então, se o incentivo ao lucro for grande o suficiente, as pessoas escolherão aumentar o capital humano e buscar por mais inovações.

Outro aspecto significativo da New Growth Theory é a ideia de que o conhecimento é uma qualidade intangível ao invés de física. Sendo assim, pode ser um grande recurso cultivado dentro de uma indústria ou de uma empresa.

Quais são as principais vantagens da New Growth Theory?

Uma das principais lições da NGT é o valor do capital humano, o que o torna, então, uma das suas maiores vantagens — e destaque. Isso porque ele é considerado como o recurso mais valioso em qualquer economia. Então, se empresas e governos desejam alcançar o máximo de crescimento econômico, concentrarão seus esforços na criação de caminhos para que cada indivíduo maximize o seu aprendizado e para criar oportunidades para que a população se envolva em pesquisas e no desenvolvimento de novos empreendimentos.

Como o conhecimento é um dos componentes-chave da New Growth Theory, ele é tratado como um ativo. Essa é uma grande vantagem, visto que ele não está sujeito a fatores de riscos financeiros comumente considerados e nem apresenta retornos decrescentes. Na verdade, acontece exatamente o contrário.

De fato, o conhecimento é uma qualidade intangível e não uma mercadoria física. É um recurso que pode ser continuamente desenvolvido e adicionado. Sendo assim, dentro da NGT existem diversos programas econômicos que podem ser promovidos por agências governamentais — ou empresas privadas —, como incubadoras de novos negócios ou programas que ofereçam capital de risco para novos empreendedores.

Como seria um exemplo prático da New Growth Theory aplicada?

De acordo com a NGT, fomentar a inovação de forma interna é uma das razões para as instituições investirem em capital humano. Sendo assim, uma empresa pode permitir que uma parte da sua equipe trabalhe em projetos internos independentes que podem se desenvolver em inovações ou até outras empresas menores. De certa forma, é como se o negócio permitisse que os times funcionassem como startups incubadas dentro da própria instituição.

O desejo dos colaboradores de lançar uma inovação é estimulado pela possibilidade de, com isso, gerar mais lucros tanto para a nova ideia quanto para a empresa em si. Isso pode criar um ambiente para que profissionais qualificados tenham a oportunidade não apenas de cumprir com as obrigações de seus empregos, mas de explorar a criação de novos serviços que podem ser úteis para o público em geral.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados