New Growth Theory

Última modificação em 27 de Agosto de 2021 às 12:56

O que é a New Growth Theory?

A New Growth Theory (NGT) é um conceito econômico que afirma que os desejos e vontades ilimitados dos indivíduos fomentam a produtividade e o crescimento econômico cada vez mais. Ele argumenta, ainda, que o PIB (Produto Interno Bruto) real por pessoa aumentará perpetuamente devido à busca de lucros cada vez maiores pelas pessoas.

Um ponto interessante sobre a New Growth Theory é que ela ofereceu uma nova abordagem sobre o que cria a prosperidade econômica. Isso porque ela enfatiza a importância do conhecimento, empreendedorismo, tecnologia e inovação. Com isso, desafia a visão do crescimento exógeno presente na economia neoclássica que diz que o progresso econômico só é determinado por forças externas que não são controláveis.

Como a New Growth Theory funciona?

O conceito da NGT afirma que a competição reduz os lucros. Então, uma forma de lidar com isso é buscar constantemente por maneiras melhores de fazer as coisas ou inventar novos produtos e serviços para maximizar a lucratividade à níveis máximos.

A teoria ainda argumenta que a inovação e as novas tecnologias não acontecem simplesmente por acaso. Na verdade, é muito pelo contrário: depende do número de pessoas que buscam inovações e do quanto as procuram. Cada indivíduo também tem controle total sobre o seu capital de conhecimento — ou seja, o que e o quanto estudar, por exemplo. Então, se o incentivo ao lucro for grande o suficiente, as pessoas escolherão aumentar o capital humano e buscar por mais inovações.

Outro aspecto significativo da New Growth Theory é a ideia de que o conhecimento é uma qualidade intangível ao invés de física. Sendo assim, pode ser um grande recurso cultivado dentro de uma indústria ou de uma empresa.

Quais são as principais vantagens da New Growth Theory?

Uma das principais lições da NGT é o valor do capital humano, o que o torna, então, uma das suas maiores vantagens — e destaque. Isso porque ele é considerado como o recurso mais valioso em qualquer economia. Então, se empresas e governos desejam alcançar o máximo de crescimento econômico, concentrarão seus esforços na criação de caminhos para que cada indivíduo maximize o seu aprendizado e para criar oportunidades para que a população se envolva em pesquisas e no desenvolvimento de novos empreendimentos.

Como o conhecimento é um dos componentes-chave da New Growth Theory, ele é tratado como um ativo. Essa é uma grande vantagem, visto que ele não está sujeito a fatores de riscos financeiros comumente considerados e nem apresenta retornos decrescentes. Na verdade, acontece exatamente o contrário.

De fato, o conhecimento é uma qualidade intangível e não uma mercadoria física. É um recurso que pode ser continuamente desenvolvido e adicionado. Sendo assim, dentro da NGT existem diversos programas econômicos que podem ser promovidos por agências governamentais — ou empresas privadas —, como incubadoras de novos negócios ou programas que ofereçam capital de risco para novos empreendedores.

Como seria um exemplo prático da New Growth Theory aplicada?

De acordo com a NGT, fomentar a inovação de forma interna é uma das razões para as instituições investirem em capital humano. Sendo assim, uma empresa pode permitir que uma parte da sua equipe trabalhe em projetos internos independentes que podem se desenvolver em inovações ou até outras empresas menores. De certa forma, é como se o negócio permitisse que os times funcionassem como startups incubadas dentro da própria instituição.

O desejo dos colaboradores de lançar uma inovação é estimulado pela possibilidade de, com isso, gerar mais lucros tanto para a nova ideia quanto para a empresa em si. Isso pode criar um ambiente para que profissionais qualificados tenham a oportunidade não apenas de cumprir com as obrigações de seus empregos, mas de explorar a criação de novos serviços que podem ser úteis para o público em geral.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo