Última modificação em 16 de dezembro de 2020

O que é Net Exposure?

Net Exposure, ou exposição líquida em Português, pode ser entendida como a diferença entre as posições longas e curtas de um fundo de hedge.

Expresso como uma porcentagem, esse número indica até que ponto uma carteira de investimentos está exposta às flutuações do mercado.

Entendendo o Net Exposure

O Net Exposure reflete a diferença entre as posições das ações em uma carteira de fundo hedge. Por exemplo, se 60% de um fundo é longo e 40% é curto, o Net Exposure é de 20%, ou seja, 60% - 40%. 

Um fundo tem uma exposição longa se o valor percentual investido em posições longas exceder o valor percentual investido em posições longas. Já uma posição curta é expresso quando as posições curtas excedem as posições longas.

Se o percentual investido nas posições compradas for igual ao valor investido nas posições vendidas, o Net Exposure é zero.

O administrador de um fundo de hedge ajusta o Net Exposure de acordo o seu perfil investidor - otimista, pessimista ou neutra. 0% indica uma estratégia neutra, operar comprado reflete uma tendência otimista e operar vendido uma estratégia pessimista. 

Dizer que um fundo tem uma exposição de 20%, pode se referir a diferentes combinações de posições longas e curtas. Observe:

Um Net Exposure baixo não indica que sempre haverá baixo risco uma vez que o fundo pode ter uma alavancagem significativa. Por isso, a exposição bruta (exposição longa + exposição curta) também deve ser analisada.

A exposição bruta indica a porcentagem dos ativos do fundo que foram negociados e se uma estratégia de alavancagem está sendo utilizada. Ou seja, a exposição bruta excederá 100%, sempre que o investidor estiver utilizando ações alugadas para amplificar os retornos.

Assim, um fundo com Net Exposure de 20% e uma exposição bruta de 100% é um investimento mais seguro que um fundo com Net Exposure de 20% e uma exposição bruta de 180%, ou seja, 100% - 80% uma vez que esse último tem um grau substancial de alavancagem.

Riscos 

Embora um Net Exposure baixo indique que uma carteira de investimentos será pouco afetada pelas flutuação do mercado, é preciso analisar a situação econômica como um todo. 

Em geral, as posições longas de um fundo tendem a se valorizar, enquanto as curtas tendem a se desvalorizar de modo que ambas as posições permitam que os investidores lucrem.

Mesmo se ambas as posições subirem ou descerem ao mesmo tempo - o que pode ocorrer caso o mercado sofra uma forte queda, por exemplo - o fundo ainda pode garantir lucro aos investidores, dependendo do grau de sua da exposição líquida.

Por exemplo, um Net Exposure curto se sai melhor em um mercado em baixa porque suas posições curtas excedem as longas, portanto, espera-se que os retornos  dessas posições excedam as perdas nas posições longas. 

No entanto, se o valor das posições longas diminuir, enquanto o valor das posições curtas aumenta, o fundo poderá sofrer perdas, cuja magnitude dependerá novamente da Net Exposure.

Termo do dia

Custodiante

O que é custodiante? Custodiante é uma instituição financeira responsável por deter a custódia de ações e ativos de fundos, seja de pessoas físicas, seja de…