Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Neobank: saiba o que é e qual sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/10/2022 às 13:23 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Neobank?

Neobank se refere às instituições financeiras exclusivamente digitais, ou seja, que não são conectadas a nenhuma agência física sendo que todas as transações são feitas exclusivamente pela internet. O Brasil é território fértil para o nascimento dessa nova tecnologia e está na 5ª posição do ranking de país com maior número de neobanks.

Na Europa, os neobanks já estão mais consolidados e contam com leis criadas para dar conta dessa nova forma de movimentação financeira. Nos Estados Unidos e no Brasil, apesar da demora em relação ao Velho Mundo, a legislação própria ao regulamento dessas instiutições começa a ser elaborada.

Um neobank é diferente de um banco digital, afinal, como foi dito mais acima, o primeiro é completamente digital e não possui um endereço físico. Por seu lado, o banco digital geralmente opera também de forma presencial.

Os neobanks se beneficiaram da busca cada vez maior por serviços online. A pandemia do novo coronavírus fez com que instituições que operavam apenas de forma física tivessem que se adaptar para suprir a demanda por serviços remotos. Pode-se dizer que, ainda que os neobanks não sejam efeito da pandemia, eles certamente se beneficiaram do momento e da procura crescente por serviços online.

Como funciona um Neobank?

Os neobanks costumam ter pouca ou nenhuma burocracia, ao contrário de instituições financeiras tradicionais. Assim, na maioria das vezes, para fazer uma conta o usuário precisa apenas baixar o aplicativo em seu celular e fazer o cadastro. A aprovação do cadastro costuma ser muito rápida e logo todos os serviços estão disponíveis para o cliente.

Ainda que os neobanks costumem oferecer serviços bem completos, alguns clientes preferem compartimentalizar seus serviços, ou seja, utilizar algumas funcionalidades do neobank e manter sua conta oficial em uma instituição mais tradicional. Assim, essa pode ser uma boa opção para quem ainda não se sente totalmente à vontade com a tecnologia.

O neobank costuma não oferecer linhas de crédito muito expressivas aos seus clientes. Os valores baixos de crédito são para limitar os riscos e os clientes vão conseguindo aumentá-lo de acordo com os pagamentos feitos no vencimento. As taxas baixas ou quase nulas se devem também a essas restrições, afinal, em um banco comum é possível conseguir valores maiores de acordo com os juros mais altos.

Ao fazer o cadastro em um neobank o cliente tem acesso a contas corrente e poupança; serviços de pagamento e transferência com taxas muito baixas; possibilidades de investimento e também dicas para educação financeira.

Quais são as vantagens e desvantagens de um Neobank?

Dentre as vantagens do neobank estão os custos baixos em relação a outras instituições de crédito. A facilidade e a conveniência também são pontos muito positivos, afinal, com o celular em mãos é possível fazer diversas transações sem precisar se deslocar até uma agência física.

O tempo gasto nas operações também costuma ser um ponto decisivo para o cliente em potencial, uma vez que a cada dia a boa administração do tempo é necessária para que se possa fazer todas as tarefas.

Dentre as desvantagens estão certa fragilidade em relação a regulamentação desses neobanks, afinal, por serem relativamente novos no mercado a lei ainda não deu conta de suas peculiaridades. Assim, um neobank não tem a mesma segurança que uma instituição tradicional.

Para pessoas que não estão totalmente confortáveis com a tecnologia, o neobank também pode não ser uma boa opção, afinal, é preciso certa compreensão para tratar com as diversas funcionalidades dos aplicativos. O neobank também não possui agência física, ou seja, muitas pessoas preferem um contato mais próximo com seu dinheiro e as instituições tradicionais promovem esse contato.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados