Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

NBER

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/09/2019 às 21:34 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é NBER?

O NBER (sigla para National Bureau of Economic Research, que em português significa Departamento Nacional de Pesquisas Econômicas), é uma instituição privada de pesquisas econômicas (principalmente, no que tange à economia estadunidense) que trabalha sem fins lucrativos, recebendo o apoio do governo e de demais instituições privadas para promover seus estudos.

O NBER foi fundado em 1920, nos Estados Unidos, pelo economista Wesley Mitchell. Possui, até os dias de hoje, os seus pequenos escritórios em Cambridge e Nova Iorque, onde processa os dados que recebe.

O seu principal objetivo é desenvolver a pesquisa aprofundada em quatro principais vertentes de estudo, a fim de mapear os modelos de funcionamento da economia, promover novos debates sobre as suas correntes (novas ou antigas) e, claro, impulsionar o crescimento e desenvolvimento econômico global.

Essa pluralidade nos interesses do departamento se dá também pela pluralidade em seu público-alvo, que vai desde de formuladores de políticas públicas a empreendedores e acadêmicos.

Dentro de suas principais vertentes de pesquisa podemos destacar os seguintes grandes grupos:

  • Estudo e desenvolvimento de estatísticas;
  • Estimação dos modelos de comportamento da economia;
  • Avaliação dos efeitos causados pelas políticas públicas na economia;
  • Projeção dos efeitos causados pelas políticas alternativas.

Atualmente, o NBER é extremamente reconhecido por seus impactos e colaborações para o sistema econômico. Para isso, conta com mais de 1.400 profissionais ligados a seus projetos, sendo, em sua maioria, grandes nomes da área.

Dentre esse total de colaboradores constam os Faculty Research Fellows (que são os estudantes e bolsistas do NBER) e os Research Associates (RAs), que ocupam cargos efetivos dentro e fora do NBER.

Qual é influência do NBER na economia?

O NBER é reconhecido como um dos institutos mais influentes na economia e, ainda, gera visibilidade ao trabalho de cada um de seus associados, destacando-os como referências em suas áreas de atuação.

Seus estudos são amplos e aprofundados, analisando – na grande maioria das vezes – diversos indicadores econômicos a fim de relatar uma gama maior de atividades, oscilações e possibilidades. Para tanto, o NBER organiza-se em cerca de 20 programas de pesquisa. Dentre eles estão:

  • Finanças Corporativas;
  • Desenvolvimento da Economia Americana;
  • Economia da Educação;
  • Flutuações Econômicas e Crescimento;
  • Energia e Meio Ambiente;
  • Assistência Médica;
  • Economia da Saúde e outros.

Quais são os feitos de destaque dos membros do NBER?

Dentro de seus 99 anos de história, nota-se a participação do departamento em grandes feitos desde os seus primeiros anos.

Já em 1934 (com 14 anos desde sua fundação), um de seus estudantes supervisionou as estimativas oficiais da renda nacional (dos EUA), trabalho que, anos mais tarde, se tornou um dos elementos fundamentais para a base das mediações oficiais do PIB no país e outros índices de grande escala.

Além disso, o NBER é reconhecido pela mídia por sua capacidade de datar o final de grandes recessões da economia estadunidense.

Um exemplo disso você vê nos trechos abaixo, retirados de uma notícia de 2010, do portal G1. Nele é explorada a Crise de 2008 e o papel do NBER na sua interpretação. Veja:

“A recessão econômica nos Estados Unidos, resultante da crise financeira mundial, durou 18 meses, afirmou nesta segunda-feira (20) o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos do Escritório Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês), órgão responsável por determinar oficialmente quando começam e terminam esses ciclos.

O entendimento do NBER é diferente do comumente adotado pelo mercado, que considera recessão uma queda no PIB em dois trimestres consecutivos. Essa lógica aponta o fim da recessão no terceiro trimestre de 2009, quando a economia teve expansão de 2,2%.”

Percebe como os estudos do NBER têm papel fundamental na compreensão dos movimentos econômicos, embasando políticas e novas pesquisas?

Essa capacidade de se expandir e influenciar é o que torna o NBER uma valiosa fonte não apenas de estudo teórico, mas de impulso para a ação.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre