MOIC
O que é MOIC
MOIC, sigla para Múltiplo de Capital Investido (em Inglês, Multiple on Invested Capital, e também chamado em Português de MOI ou Múltiplo de Investimento), é um indicador que mede quanto valor um investimento gerou.
É um indicador bruto, isto é, calculado antes de certos descontos, como taxas e corretagens. Ele pode ser calculado em relação a um investimento específico ou à carteira de investimentos completa.
Cálculo do MOIC
O MOIC é cálculado por meio de uma fórmula simples, que, como você já sabe, pode ser aplicada tanto a um investimento em particular quanto à carteira de investimentos.
MOIC = (Valor Realizado + Valor Não Realizado) ÷ Montante Total Investido
Nessa fórmula, o valor realizado corresponde ao rendimento que o investimento já produziu e o valor não realizado, ao rendimento que ainda será produzido.
Para entender como essa fórmula é aplicada, utilizaremos um exemplo.
Imagine que Ana investe hipotéticos 15 mil reais em um título de renda fixa que paga juros semestrais e ao vencimento, que ocorrerá após 36 meses. A cada semestre, Ana recebe mil reais. Na data de vencimento, ela receberá mais 18 mil reais.
No mês 19, Ana decide calcular o MOIC desse investimento. Então, ela fará a seguinte conta:
MOIC = (3.000 + 20.000) ÷ 15.000 = 23.000 ÷ 15.000 = 1,53
Portanto, o investimento de Ana gerou valor na ordem de 1,53 vez o investimento realizado. Esse número é expresso em vezes ou múltiplos – por isso, falamos em múltiplo de capital investido. Porém, também é possível convertê-lo para porcentagem. Dessa forma, o investimento de Ana gerou valor na ordem de 153%.
É importante notar que R$3 mil é o valor realizado, o rendimento que esse investimento já produziu no mês 19, pois Ana já recebeu três vezes os juros semestrais. Enquanto isso, R$20 mil é o valor não realizado, o rendimento que ainda será produzido, pois Ana ainda vai receber mais duas vezes os juros semestrais, além do valor recebido no vencimento.
Interpretação do MOIC
O MOIC apresenta a relação entre o capital investido e o valor gerado. Quanto maior for essa relação, naturalmente, mais vantajoso para o investidor. É um indicador simples e objetivo, porém, também um pouco limitado.
A interpretação do MOIC depende de outros fatores que a fórmula não oferece. O principal deles é o tempo. Quanto mais longo o tempo que o dinheiro ficará investido, maior precisa ser o MOIC para que esse investimento seja considerado interessante.
Por exemplo, um MOIC de 1,05 pode ser interessante para um investimento de 1 mês, ou até aceitável para um de investimento de 1 ano; porém, esse mesmo MOIC não é atrativo para um investimento que vai imobilizar capital durante 10 anos.
Como o MOIC não integra o tempo em seu cálculo, ele pode ser combinado ou até substituído por outro indicador, mais completo, como a TIR - Taxa Interna de Retorno.
MOIC x TIR
É importante que fique clara a relação entre o MOIC e a TIR.
Dois investimentos no mesmo montante e que geram o mesmo valor vão apresentar o mesmo MOIC, independentemente de quanto tempo cada um leva para gerar esse valor. Esses mesmos dois investimentos teriam TIR diferente, sendo que a TIR é inversamente proporcional ao tempo necessário para gerar o retorno.
Dessa forma, a TIR pode ser mais útil para escolher investimentos, já que ela permite identificar não somente qual investimento gera mais valor, mas qual investimento gera mais valor em menos tempo, que é o cenário ideal.
Isso não significa que o MOIC não tenha um papel importante, já que é uma ferramenta que pode ser usada com facilidade para avaliar o rendimento que está sendo obtido de um investimento. Porém, para efeito de comparação, ele não consegue trazer uma visão tão completa.