Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

MOIC

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/04/2020 às 15:40 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é MOIC

MOIC, sigla para Múltiplo de Capital Investido (em Inglês, Multiple on Invested Capital, e também chamado em Português de MOI ou Múltiplo de Investimento), é um indicador que mede quanto valor um investimento gerou.

É um indicador bruto, isto é, calculado antes de certos descontos, como taxas e corretagens. Ele pode ser calculado em relação a um investimento específico ou à carteira de investimentos completa. 

Cálculo do MOIC

O MOIC é cálculado por meio de uma fórmula simples, que, como você já sabe, pode ser aplicada tanto a um investimento em particular quanto à carteira de investimentos.

MOIC = (Valor Realizado + Valor Não Realizado) ÷ Montante Total Investido

Nessa fórmula, o valor realizado corresponde ao rendimento que o investimento já produziu e o valor não realizado, ao rendimento que ainda será produzido. 

Para entender como essa fórmula é aplicada, utilizaremos um exemplo. 

Imagine que Ana investe hipotéticos 15 mil reais em um título de renda fixa que paga juros semestrais e ao vencimento, que ocorrerá após 36 meses. A cada semestre, Ana recebe mil reais. Na data de vencimento, ela receberá mais 18 mil reais.

No mês 19, Ana decide calcular o MOIC desse investimento. Então, ela fará a seguinte conta:

MOIC = (3.000 + 20.000) ÷ 15.000 = 23.000 ÷ 15.000 = 1,53

Portanto, o investimento de Ana gerou valor na ordem de 1,53 vez o investimento realizado. Esse número é expresso em vezes ou múltiplos – por isso, falamos em múltiplo de capital investido. Porém, também é possível convertê-lo para porcentagem. Dessa forma, o investimento de Ana gerou valor na ordem de 153%. 

É importante notar que R$3 mil é o valor realizado, o rendimento que esse investimento já produziu no mês 19, pois Ana já recebeu três vezes os juros semestrais. Enquanto isso, R$20 mil é o valor não realizado, o rendimento que ainda será produzido, pois Ana ainda vai receber mais duas vezes os juros semestrais, além do valor recebido no vencimento.

Interpretação do MOIC

O MOIC apresenta a relação entre o capital investido e o valor gerado. Quanto maior for essa relação, naturalmente, mais vantajoso para o investidor. É um indicador simples e objetivo, porém, também um pouco limitado.

A interpretação do MOIC depende de outros fatores que a fórmula não oferece. O principal deles é o tempo. Quanto mais longo o tempo que o dinheiro ficará investido, maior precisa ser o MOIC para que esse investimento seja considerado interessante. 

Por exemplo, um MOIC de 1,05 pode ser interessante para um investimento de 1 mês, ou até aceitável para um de investimento de 1 ano; porém, esse mesmo MOIC não é atrativo para um investimento que vai imobilizar capital durante 10 anos.

Como o MOIC não integra o tempo em seu cálculo, ele pode ser combinado ou até substituído por outro indicador, mais completo, como a TIR - Taxa Interna de Retorno. 

MOIC x TIR

É importante que fique clara a relação entre o MOIC e a TIR. 

Dois investimentos no mesmo montante e que geram o mesmo valor vão apresentar o mesmo MOIC, independentemente de quanto tempo cada um leva para gerar esse valor. Esses mesmos dois investimentos teriam TIR diferente, sendo que a TIR é inversamente proporcional ao tempo necessário para gerar o retorno.

Dessa forma, a TIR pode ser mais útil para escolher investimentos, já que ela permite identificar não somente qual investimento gera mais valor, mas qual investimento gera mais valor em menos tempo, que é o cenário ideal. 

Isso não significa que o MOIC não tenha um papel importante, já que é uma ferramenta que pode ser usada com facilidade para avaliar o rendimento que está sendo obtido de um investimento. Porém, para efeito de comparação, ele não consegue trazer uma visão tão completa. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados