Microlearning

Última modificação em 14 de Setembro de 2021 às 03:34

O que é microlearning?

Microlearning é um termo em inglês composto por duas palavras cujo significado origina uma ideia: "micro", utilizado aqui no sentido de reduzido, e "learning" que representa aprendizado. A composição das duas palavras forma a ideia de "Aprendizado em tempo reduzido" ou simplesmente "Microaprendizagem".

O Microlearning, portanto, é uma iniciativa que está no mercado há algum tempo e que busca entregar um conteúdo complexo por meio de mensagens curtas e rápidas. Assim, o indivíduo é exposto a mensagens de fácil compreensão, com linguagem simples e acessível usualmente por meio de recursos multimídia como vídeo, áudio e demais componentes eletrônicos.

Esse método de aprendizagem está intimamente conectado ao universo tecnológico, o mundo das informações rápidas e em constante sucessão. Assim, esse método busca entregar essas "pílulas de conhecimento" que podem ser facilmente metabolizadas pelo cérebro; além de levar em consideração o conhecimento que o indivíduo já possui.

Como funciona o microlearning?

O Microlearning se mostra uma ferramenta importante principalmente para a capacitação de colaboradores em empresas e ambientes corporativos, uma vez que a rapidez e eficiência são as ideias principais do método. Temas de interesse são divididos em pequenas partes e ministrados em "doses homeopáticas".

Entretanto, deve-se considerar que, ainda que o microlearning seja uma forma de passar o conhecimento em pequenas doses, ainda assim é preciso atentar para a qualidade desse conhecimento. Portanto, a melhor forma de construí-lo com qualidade é através do planejamento, da análise e escolha dos temas e da exposição do conteúdo, como veremos a seguir.

  • Planejamento: Professores são mestres do planejamento e conseguem compactar o conhecimento em blocos que possam ser melhor apreendidos pelos estudantes. Desta forma, é importante ter em mente quais são os objetivos, quais as necessidades da equipe, quais os conhecimentos que devem ser passados;
  • Análise e escolha dos temas: Refletir sobre o tipo de conhecimento e quais são as estratégias que podem oferecer uma melhor absorção dos temas abordados, é essencial para o bom desenvolvimento do método. Quando os temas estiverem delimitados, deve-se dividi-lo em partes menores, sendo que em cada parte deve haver uma ideia de principal;
  • Exposição do conteúdo: A internet e os meios eletrônicos são formas inovadoras de disseminar o conhecimento. Há muito que o método exclusivamente expositivo e tradicional deixou de funcionar. O ensino deve se adaptar às mudanças que este mundo conectado promoveu. Assim, equipamentos multimídia devem ser pensados como formas alternativas de ensino.

Quais são as vantagens do microlearning?

O Microlearning pode ser vantajoso principalmente em relação a conteúdos que devem ser passados aos colaboradores de uma empresa. O tempo reduzido e a forma simplificada como os temas são apresentados caracterizam apenas algumas dessas vantagens. Dentre as demais, pode-se destacar como benefício do microlearning:

  • Otimização do tempo: A vantagem mais evidente do método microlearning é a otimização do tempo. O conhecimento sendo disponibilizado em pequenas doses faz com que o processo não seja cansativo e possa ser repetido ao longo do dia;
  • Personalização do conhecimento: Cada pessoa tem o seu próprio tempo de absorção do conteúdo. O Microlearning permite que cada aluno seja analisado de forma única e o tema seja direcionado a ele levando em consideração o que ele já sabe a respeito;
  • Maior absorção: Como foi pontuado acima, os métodos tradicionais de ensino já não funcionam para a geração que cresceu em frente às telas de aparelhos eletrônicos. Sendo assim, é um tanto quanto irracional esperar que o ensino permaneça estático. A tecnologia apresenta novas possibilidades de ensino e absorção do conhecimento;
  • Grande impacto: Ainda que o microlearning funcione como pequenas doses de conhecimento, a mensagem principal de cada tema causa grande impacto, afinal, ao invés de precisar guardar grandes quantidades de informações de uma única vez, o colaborador poderá focar sua atenção em pequenas quantidades de cada vez.
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo.100.000 investidores já fizeram isso!

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo