Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mercado cativo de energia

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/08/2021 às 20:47 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é mercado cativo de energia?

Mercado cativo de energia, ou Ambiente de Contratação Regulada (ACR), é o mercado mais comum de comercialização e distribuição de energia, do qual usufruímos no dia a dia. 

Trata-se da estrutura que distribui energia elétrica a pessoas físicas e a empresas que não optam pelo Mercado Livre de Energia.

Seu funcionamento se dá através da concessão estatal para distribuição nas regiões do país.

Com o intuito de garantir o bom funcionamento desse mercado, o Estado é o responsável pela regulamentação do setor.

Quais os diferenciais do mercado cativo de energia?

O mercado cativo de energia opera em paralelo com o mercado livre de energia. 

Enquanto o mercado livre tem suas vantagens para os consumidores, o mercado cativo tem a responsabilidade de atender o grande público.

Permitir que cada domicílio ou pequeno negócio contratasse a própria empresa de fornecimento de energia poderia causar grande confusão, uma vez que, para cada usuário, seria necessária a adaptação da rede.

Esse tipo de problema, conhecido como monopólio natural, é resolvido pelo mercado cativo, já que as distribuidoras autorizadas obtêm a energia ao menor preço possível e são responsáveis por levá-la ao destino —  sempre conforme a regulamentação estatal. 

Dessa forma, os pequenos consumidores recebem a energia e pagam a distribuição, a geração de energia e as tarifas em uma única fatura por mês.

Esse modelo tem algumas vantagens para o pequeno consumidor. Entre elas, estão:

  • praticidade para o consumidor final, que não precisa se preocupar em negociar contratos individualmente e pesquisar as melhores ofertas;
  • simplicidade nos critérios de cobrança;
  • uniformidade do sistema, de forma que a mesma rede de energia atende a todos em uma determinada área;
  • consumo livre —  enquanto no mercado livre cada empresa contrata um montante de energia específico, o consumidor do mercado cativo de energia pode usufruir do serviço conforme necessidade e pagar pelo montante ao fim do mês.

Como pontos negativos, podemos citar:

  • falta de concorrência, deixando o cliente final sujeito a eventual má gestão, abrindo portas para a corrupção e a desatualização tecnológica, que encarece e sucateia serviços;
  • bandeiras tarifárias, pois devido à oferta e demanda de energia, ocorre variação nos preços, encarecendo-os em determinados períodos.

Mercado de energia no Brasil

O mercado conta com três tipos de empresas: as de geração, transmissão e distribuição de energia. Por se tratar da venda de um serviço de alta necessidade para a população, pode ser considerado perene, de forma geral.

Em relação às empresas de geração, elas são as mais expostas à concorrência. Sendo assim, estão sempre buscando melhorias para aumentar seu valor de mercado.

Já as empresas de transmissão, que levam energia até as distribuidoras, são mais estáveis, uma vez que a manutenção de sua estrutura é baixa e não é muito afetada por crises.

A distribuição, por sua vez, é uma das mais afetadas por intempéries no mercado cativo de energia, por lidar com o consumidor e estar diretamente sujeita a mudanças na demanda e calotes. Por outro lado, a Associação Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é responsável por subsidiar o setor em caso de crise.

Quais consumidores fazem parte do mercado cativo de energia?

O mercado cativo de energia visa a atender os consumidores que não podem escolher o próprio fornecedor de energia, que é o caso das residências e pequenos comércios ou indústrias.

Esse grupo inclui todos os consumidores de baixa tensão que utilizem menos de 500kW por mês, além dos clientes de alta tensão que não migraram para o mercado livre, o que totaliza 70% do mercado nacional. 

O mercado livre, diferente do cativo, é o ambiente de negociação da contratação de energia elétrica entre grandes indústrias e comercializadoras de energia, conforme critérios pré-estabelecidos, e estão elegíveis as empresas com consumo superior a 500kW mensais.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados