Última modificação em 13 de abril de 2021

O que é Média?

A média representa um dado estatístico calculado de maneira específica e simples, que possui objetivo de definir um "meio termo" sobre um conjunto de amostras.

Por ser uma medida de tendência central, normalmente é utilizada quando se quer descobrir o "meio termo" entre muitas opções. Tais opções podem ser quaisquer tipos de dados numéricos, como idade, peso, altura, nota, valor, quantidade e assim por diante.

Mais Retorno, média não é aquele cálculo que a gente fazia na época de escola? Sim, é esse mesmo! 

Dentro do mercado financeiro, os cálculos são muitos utilizadas em provas de certificação, como CPA10, CPA20, CFP, CNPI, ANCORD, CGA, CEA, PQO, SUSEP, FBB, ANEPS, CFA e CA.

Aliás, você sabia que existem três tipos de médias? São elas: aritmética, ponderada e geométrica. Falaremos sobre cada uma delas em específico no próximo tópico.

Como a Média é calculada?

Cada uma delas tem uma forma correta de ser calculada.

MÉDIA ARITMÉTICA

Também conhecida como média simples, ela é calculada através da soma de todos os valores de amostras, dividido pelo respectivo número de amostras. 

Confuso? Vamos exemplificar.

Durante o período letivo, um aluno alcançou várias notas diferentes nas matérias que estudou. Vamos imaginar algo em torno de 7,5, 8, 9, 6,5, 10 e 7. Perceba que são 7 notas no total, portanto, a média deve ser calculada a parti da somatória e divisão mencionadas acima.

Somatória = todos os valores de amostras (7,5 + 8 + 9 + 6,5 + 10 + 8);

Divisão = resultado da soma (49) dividido pelo número total de amostras (7);

Média Aritmética = resultado final do cálculo. Nesse caso, 7.

Ela é comumente utilizada em pesquisas de mercado, uma vez que é capaz de determinar uma tendência central - muitas vezes traduzida pela preferência de um público específico, por exemplo.

MÉDIA PONDERADA

A diferença dessa para a anterior é que, nesse caso, o peso das amostras também é levado em consideração. Voltemos ao exemplo das notas:

Vamos considerar o período de 4 bimestres, sendo que no 1º o aluno teve nota 6, no 2º teve nota 7, no 3º teve nota 8 e, finalmente, no 4º teve nota 9.

Cada uma dessas notas deve ser multiplicada pelo bimestre em questão. Depois disso, deve-se fazer a soma da quantidade total de amostras apresentadas - 4 bimestres.

Portanto, o cálculo será feito dessa forma:

MP = 6.1 + 7.2 + 8.3 + 9.4
              1 + 2 + 3 + 4

MP = 6 + 14 + 24 + 36
                     10

MP = 80 
         10

MP = 8

MÉDIA GEOMÉTRICA

Essa é um pouco mais complexa que as outras, pois é calculada a partir da raiz enésima da quantidade de amostras. Ou seja, se existem 4 amostras, o cálculo deve ser feito a partir da raiz desses 4 valores.

Qual é a diferença entre Média, Moda e Mediana?

Os três recursos são utilizados para obtenção de parâmetros centrais entre uma quantidade generosa de amostras. Sobre as médias nós já falamos, vamos especificar qual é a diferença entre as outras duas medidas.

Entre um número de amostras, a moda é caracterizada pelo valor que mais se repete. Bem simples.

A mediana, por sua vez, é representada pelo valor que ficar exatamente no centro de todas as amostras quando organizadas em ordem crescente. 

Por exemplo, entre as amostras 2, 3, 4, 8, 8, 10, 11, 12, 15, podemos dizer que a moda é o número 8, pois é o que mais se repete, e a mediana - por coincidência - também é o número 8, por fica exatamente no centro da distribuição.

Termo do dia

AFAC

O que é AFAC?  AFAC (Adiantamento para Futuro Aumento de Capital) é um dos instrumentos que podem ser empregados para injetar capital em uma empresa, sendo que…