Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Market Out

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/04/2020 às 19:27 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Market Out?

Em tradução livre, Market Out significa comercializar. No mercado financeiro, esse é o termo utilizado para fazer referência a um acordo em um contrato de subscrição, permitindo que o emissor possa cancelar o seu contrato sem penalidades.

Vale observar que um contrato de subscrição ocorre quando há emissão de papéis, geralmente por parte de uma empresa, permitindo que investidores comprem essas emissões. Ou seja, é uma forma de captação de recursos ao emissor e de investimento para o comprador.

No anúncio da emissão dos títulos, a empresa precisa determinar uma série de detalhes sobre os seus papéis como:

  • Preço definido
  • Data de subscrição
  • Data de liquidação

Como funciona a subscrição de ações?

Embora não seja o único ambiente que permite o processo de subscrição, o mercado de capitais centraliza boa parte dessa prática. É bem comum, afinal, que as companhias listadas na Bolsa de Valores emitam papéis como forma de captação de recursos para o próprio negócio.

Quando essa empresa já fez o seu IPO, ela ainda precisa garantir aos seus atuais acionistas o que se chama de direito de subscrição. Ou seja, uma oportunidade de comprar os novos papéis e garantir a sua participação no negócio. Desta forma, assim que a emissão de novas ações ocorre, esse investidor tem a oportunidade de comprar novos papéis.

Normalmente, esse processo ocorre por meio de própria corretora, informando o interesse e disponibilizando o capital para compra. No entanto, algumas condições de mercado específicas podem alterar consideravelmente as condições da oferta — e aí entra a importância do Market Out.

Qual é a função do Market Out?

A cláusula de Market Out em uma emissão de ações é, acima de tudo, uma proteção ao processo. Isso porque, especialmente em IPO (Oferta Pública Inicial, em português), há sempre uma grande dúvida sobre o interesse dos investidores na compra dos papéis emitidos.

Para isso, claro, é contratado um banco de investimentos especializado que fará todo processo de análise, de valor de mercado da companhia e também do cenário econômico. Contudo, esse cuidado por si só não garante que o IPO seja um sucesso. E o mesmo vale para novas emissões de ações (follow on).

Neste caso, a empresa pode ter o interesse de cancelar a sua emissão de papéis, algo que pode ser feito ativando o Market Out. No entanto, para isso é necessário que a cláusula do contrato de subscrição seja clara sobre as razões que podem levar a um cancelamento. O mais comum é que isso ocorra em condições atípicas de mercado. Também pode surgir algum problema específico na venda dos papéis.

Exemplos reais de Market Out

Como mencionamos, o Market Out é uma cláusula que costuma ser acionada em condições atípicas do mercado. Ela permite o cancelamento de uma emissão de papéis sem causar grandes ônus à companhia emissora.

Em 2020, um fenômeno absolutamente atípico ilustra perfeitamente um exemplo desse tipo de condição: o coronavírus. Sem nenhuma possibilidade de previsão, o vírus rapidamente tomou conta do planeta, obrigando diversas economias a interromper atividades e circulação de pessoas. Como não poderia deixar de ser, a Bolsa de Valores despencou.

Em meio a esse processo, alguns fundos imobiliários realizavam novas emissões de cotas, caso do XPLG11. Este, em específico, oferecia o custo de R$123,33 por cota para seus atuais investidores. Vale observar que, na data de emissão, o valor estava abaixo do seu preço no mercado secundário, configurando-se em benefício aos cotistas.

A situação se inverteu por completo com a proliferação do coronavírus. Os investidores rapidamente se desfizeram de suas cotas e derrubaram o preço do ativo. Na prática, o custo da subscrição ficou acima do que era negociado no mercado secundário. Assim, o Market Out precisou ser acionado, cancelando a emissão que já não fazia mais sentido naquele preço.

O Coronavírus também foi responsável por cancelamentos de alguns IPOs. A razão é a mesma: condição de mercado que causaria uma grande dificuldade na venda das ações pelo preço justo da companhia. Assim, o Market Out permitiu o cancelamento do processo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados