Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Marcelo Giufrida

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/03/2021 às 14:58 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Marcelo Giufrida?

Marcelo Giufrida é um empresário brasileiro, sócio fundador da Garde Asset Management, uma gestora de investimentos independente que atua na área de previdência e no setor de fundos multimercados. Na mesma organização, atua também como CEO (Chief Executive Office, ou Diretor Executivo em português).

Nome bastante conhecido no setor bancário, Giufrida atuou na área por mais de duas décadas. O seu período na Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) contribuiu para que o empresário passasse a ser ainda mais conhecido. Outro destaque é o fato de Marcelo ser associado ao Fundo Patrimonial Amigos da Poli, no qual ele faz parte desde o ano de 2016.

Qual é a trajetória de Marcelo Giufrida até agora?

Giufrida conseguiu o status que tem hoje devido à sua dedicação aos estudos e à vida profissional. Por isso, vale destacar cada uma delas.

Trajetória acadêmica

A trajetória acadêmica de Giufrida começa no ano de 1981, quando começou a cursar Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O curso foi concluído em 1985.

Ainda no campo acadêmico, Marcelo cursou uma extensão em Marketing. Nesse período, que se iniciou no ano de 1987, o empresário estudou na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Engana-se, porém, quem acha que a sua carreira profissional começou somente após a conclusão dos seus estudos — pelo contrário. Já em 1984, ainda na faculdade, Giufrida começou a atuar no mercado financeiro.

Trajetória profissional

Em 1987, o empresário iniciou sua longa trajetória no Banco CCF Brasil, instituição financeira em que permaneceu até o ano 2000. Foi nessa época — durante 13 anos — que Marcelo ficou responsável pela área de Asset Management do Banco do Brasil (BBAS3), o que o fez chegar ao posto de vice-presidente da instituição.

Em 1996, começou a atuar na Anbid, onde permaneceu por tempo o suficiente para participar do processo de fusão com a Andima — acontecimento que fez surgir a Anbima. Nessa trajetória, o empresário foi presidente da associação durante quatro anos e a deixou em 2012.

Foi em dezembro de 2000 que Giufrida deu mais um passo na carreira e assumiu o posto de CEO do BNP Paribas. Durante o tempo em que permaneceu na empresa, atuou como presidente da área de Asset Management. Além disso, também teve atuação de destaque como coordenador da divisão de investment solutions do grupo, período em que ficou responsável pelos segmentos de private equity, seguros e serviços financeiros. Em 2013, deixou a instituição.

Qual é a relação entre Marcelo Giufrida e a Garde Asset Management?

Depois de mais de 12 anos no BNP, em setembro de 2013 Marcelo deixou o grupo para participar de um projeto maior. Junto de Marcio Georgetti, Carlos Calabresi e Rodrigo Pagnani, criou a Garde Asset Management.

Garde, em francês, é a parte da espada que serve como proteção para quem pratica esgrima, mas pode significar custódio também. Segundo os empresários, esse fator foi determinante para a escolha do nome da nova empresa.

O grupo atua no setor de previdência e, hoje em dia, já é uma das empresas de mais renome nesse segmento. A Garde, em si, é uma instituição que tem seu foco principal na gestão de fundos de multimercados. Além disso, é a responsável pelo fundo D’artagnan BNY.

Toda a trajetória — tanto acadêmica quanto profissional — de Marcelo Giufrida somada à sua dedicação em criar a sua própria empresa fizeram com que o seu nome ganhasse grande destaque no setor financeiro, principalmente pela posição que ocupa no seu negócio atual. O empresário também busca passar a filosofia de que a união em um negócio é um dos pilares fundamentais para que o sucesso seja alcançado — e ele é prova viva disso.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados