Última modificação em 24 de março de 2021

Quem é Marcelo Giufrida?

Marcelo Giufrida é um empresário brasileiro, sócio fundador da Garde Asset Management, uma gestora de investimentos independente que atua na área de previdência e no setor de fundos multimercados. Na mesma organização, atua também como CEO (Chief Executive Office, ou Diretor Executivo em português).

Nome bastante conhecido no setor bancário, Giufrida atuou na área por mais de duas décadas. O seu período na Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) contribuiu para que o empresário passasse a ser ainda mais conhecido. Outro destaque é o fato de Marcelo ser associado ao Fundo Patrimonial Amigos da Poli, no qual ele faz parte desde o ano de 2016.

Qual é a trajetória de Marcelo Giufrida até agora?

Giufrida conseguiu o status que tem hoje devido à sua dedicação aos estudos e à vida profissional. Por isso, vale destacar cada uma delas.

Trajetória acadêmica

A trajetória acadêmica de Giufrida começa no ano de 1981, quando começou a cursar Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O curso foi concluído em 1985.

Ainda no campo acadêmico, Marcelo cursou uma extensão em Marketing. Nesse período, que se iniciou no ano de 1987, o empresário estudou na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Engana-se, porém, quem acha que a sua carreira profissional começou somente após a conclusão dos seus estudos — pelo contrário. Já em 1984, ainda na faculdade, Giufrida começou a atuar no mercado financeiro.

Trajetória profissional

Em 1987, o empresário iniciou sua longa trajetória no Banco CCF Brasil, instituição financeira em que permaneceu até o ano 2000. Foi nessa época — durante 13 anos — que Marcelo ficou responsável pela área de Asset Management do Banco do Brasil (BBAS3), o que o fez chegar ao posto de vice-presidente da instituição.

Em 1996, começou a atuar na Anbid, onde permaneceu por tempo o suficiente para participar do processo de fusão com a Andima — acontecimento que fez surgir a Anbima. Nessa trajetória, o empresário foi presidente da associação durante quatro anos e a deixou em 2012.

Foi em dezembro de 2000 que Giufrida deu mais um passo na carreira e assumiu o posto de CEO do BNP Paribas. Durante o tempo em que permaneceu na empresa, atuou como presidente da área de Asset Management. Além disso, também teve atuação de destaque como coordenador da divisão de investment solutions do grupo, período em que ficou responsável pelos segmentos de private equity, seguros e serviços financeiros. Em 2013, deixou a instituição.

Qual é a relação entre Marcelo Giufrida e a Garde Asset Management?

Depois de mais de 12 anos no BNP, em setembro de 2013 Marcelo deixou o grupo para participar de um projeto maior. Junto de Marcio Georgetti, Carlos Calabresi e Rodrigo Pagnani, criou a Garde Asset Management.

Garde, em francês, é a parte da espada que serve como proteção para quem pratica esgrima, mas pode significar custódio também. Segundo os empresários, esse fator foi determinante para a escolha do nome da nova empresa.

O grupo atua no setor de previdência e, hoje em dia, já é uma das empresas de mais renome nesse segmento. A Garde, em si, é uma instituição que tem seu foco principal na gestão de fundos de multimercados. Além disso, é a responsável pelo fundo D’artagnan BNY.

Toda a trajetória — tanto acadêmica quanto profissional — de Marcelo Giufrida somada à sua dedicação em criar a sua própria empresa fizeram com que o seu nome ganhasse grande destaque no setor financeiro, principalmente pela posição que ocupa no seu negócio atual. O empresário também busca passar a filosofia de que a união em um negócio é um dos pilares fundamentais para que o sucesso seja alcançado — e ele é prova viva disso.

Termo do dia

Ciclo de Vida do Produto (CVP)

O que é o Ciclo de Vida do Produto? Qualquer produto lançado no mercado está sujeito a 4 estágios: Introdução: poucas pessoas compram; Crescimento: mais pessoas…