Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mapa da fome: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/06/2022 às 19:32 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Há muitas variações quando pensamos em desigualdade social mas ao pensar na fome podemos considerar nome, cor, localização e até escolaridade.

O Brasil deixou de ser referência internacional de combate a fome como aconteceu entre 2004 e 2013 mas hoje infelizmente este não é o caso. Os benefícios sociais ainda não são insuficientes para combatê-la.

O Mapa da Fome é uma ferramenta criada para apontar os países que não tem acesso adequado aos alimentos. A ONU passou a utilizar a ferramenta a fim de acompanhar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Criado pela própria organização, o PoU(Prevalence of Undernourishment), em português, prevalência de desnutrição, é uma estimativa de consumo alimentar insuficiente oferecido aos países. Responsável por apontar a Meta 2.1.

Em 2014, a ONU modificou a forma de acompanhar os casos de fome no mundo através do Mapa da Fome. Isso porque no mesmo ano, o Brasil estava celebrando sua desaparição no Mapa da Fome, no entanto, essa afirmação não parecia correta diante do cenário brasileiro. Depois, a FAO (A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura passou a ultilizar outro método para acompanhar este cenário. 

Após 2014 os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio foi substituido pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Mapa da Fome no Brasil 

O Programa Alimentar Mundial(PAM), ainda realiza públicações gráficadas baseada no PoU para informar sobre a fome no mundo, no entanto, não é mais indicado. 

Na ultima edição, considerando os impactos da pandemia, o Brasil aparece com menos de 2,5 de se alimentando de forma inadequada. No entanto, nós brasileiros sabemos que essa está longe de ser a realidade do nosso país, o que significa que os indicadores ultilizados pela ONU não são compativeís com os nossos indicadores. 

A própria organização FAO, assume que as métricas do Brasil pelo IBGE, são mais adequadas para vizualizar o Mapa da Fome no Brasil. 

Insegurança alimentar 

Insegurança alimentar é a falta de acesso aos alimentos. Após a pandemia, muitas pessoas se encontraram nessa situação, em níveis leves, moderados e graves. Em 2020, a insegurança alimentar afeta cerca de 9% da população, o que significa 19 milhões de brasileiros. Em 2022, já são 33,1 milhões de pessoas sem alimentação digna. 

Ao olharmos para a insegurança alimentar é importante salientar que não estamos falando apenas sobre estátisticas mas sobre vidas que convivem diariamente com a fome. 

A insegurança alimentar é classificada em três níveis:

  • Nível leve: quando há insegurança sobre as próximas refeições em um futuro próximo;
  • Nível moderado: quando há quantidade insuficiente de alimentos;
  • Nível grave: quando há privação de consumo de alimentos.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados