termos

Ludwig von Mises: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/11/2022 às 12:29 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Quem foi Ludwig von Mises?

Ludwig von Mises foi um importante economista, defendendo ideias voltadas ao liberalismo econômico e, consequentemente, confrontando com diversas ideias socialistas.

Ele também foi conhecido como um dos principais nomes da Escola Austríaca de Economia, um dos grupos de maior relevância na divulgação de um conjunto de ideias sobre o funcionamento da economia.

Ludwig von Mises nasceu no ano de 1881, em Lemberg. O local, na oportunidade, pertencia ao Império Austro-Húngaro, que não existe mais.

Além da sua importância no desenvolvimento de ideias econômicas, ele também participava ativamente em outras ciências como filosofia e política, por exemplo.

Qual foi a trajetória de Ludwig von Mises?

Ludwig von Mises teve uma boa formação escolar e acadêmica na cidade de Viena. Por lá, formou-se em Direito e Economia na popular Universidade de Viena. No ambiente político, também foi conselheiro econômico da Áustria.

Pouco tempo depois, já trabalhava ativamente em publicações onde podia compartilhar suas ideias liberais. Foi, inclusive, bastante enfático em se posicionar contra o sistema comunista assim que houve a queda do Império Austro-Húngaro, em 1920.

A sua vida teve uma brusca mudança com o desenvolvimento do Nazismo Alemão, que não demorou a invadir a Áustria. Assim, Ludwig von Mises optou por fugir para os Estados Unidos, onde viveu como refugiado e faleceu no ano de 1973, em Nova York.

Quais eram as ideias econômicas de Ludwig von Mises?

Ludwig von Mises era um ferrenho defensor do liberalismo econômico. Segundo ele, nenhum tipo de intervenção estatal deveria ocorrer, mesmo em áreas como saúde e educação. Ele considerava que o desenvolvimento social deveria ser fruto das ações dos próprios indivíduos.

Outra crítica comum realizada pelo economista estava relacionada à inflação. Segundo ele, esse era um processo que tinha uma origem forte nos investimentos feitos pelo governo — os quais, por sua vez, exigiam a emissão de papel-moeda e, consequentemente, aumentava o dinheiro em circulação na sociedade.

Na época, suas ideias não eram contrárias apenas ao socialismo, mas também a muitos pensadores econômicos. Havia uma crença geral de que esse processo de emissão de dinheiro era positivo para a prosperidade da população.

Hoje, essa ideia parece absurda dada as consequências que pode trazer para o câmbio de um país, mas devemos lembrar que o contexto era bem diferente e o sistema econômico longe do atual.

Qual é a importância de Ludwig von Mises?

Embora fosse bastante radical em seus pensamentos, Ludwig von Mises é, inegavelmente, uma das maiores influências econômicas para chegarmos ao contexto econômico atual.

Ainda que não fosse uma personalidade fácil (ele raramente cedia a debates ou abria mão de suas crenças e posicionamentos), foi um dos participantes da Escola Austríaca de Economia, que reuniu alguns dos principais pensadores austríacos da época.

A obra de Ludwig von Mises

Assim como muitos pensadores históricos, Ludwig von Mises deixou uma obra extensa onde abordou e compartilhou suas ideias sobre filosofia, política e economia.

Uma das principais e mais conhecidas foi A Teoria da Moeda e dos Meios Fiduciários. Outra que vale menção é Uma Análise Econômica e Sociológica, desenvolvida para criticar o socialismo em aspectos que, de fato, influenciaram na queda da União Soviética alguns anos depois.

Ludwig von Mises também trouxe alguns conceitos bem interessantes. É o caso, por exemplo, da praxeologia. Essa área defende que as pessoas devem buscar os seus objetivos por conta própria, uma abordagem bem típica do liberalismo e que converge com a contrariedade sobre qualquer tipo de intervencionismo estatal.

Por fim, podemos mencionar ainda que foi professor de Friedrich von Hayek, autor da teoria dos ciclos econômicos que foi premiada com o Prêmio Nobel, no ano de 1974.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre