termos

Lucro por Ação

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/12/2019 às 05:45 - Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Lucro por Ação?

O Lucro por Ação é um dos indicadores mais utilizados por investidores que se baseiam da Análise Fundamentalista na hora de avaliar as ações de uma empresa.

Vale lembrar que, nesse formato de comparativo, o objetivo é encontrar companhias que estejam fortalecidas financeiramente e com boa projeção de desempenho ao longo do tempo. Portanto, trata-se de um método voltado para o longo prazo.

Como o próprio nome já sugere, o objetivo dele é verificar qual é o valor de lucro que uma companhia gera por cada ação que tem emitida.

Como forma de abreviação, você encontrará diversas referências ao termo apenas por LPA, utilizando justamente das letras iniciais do indicador.

Como calcular o Lucro por Ação?

 

Embora seja uma ferramenta de análise muito importante entre fundamentalistas, o Lucro por Ação é extremamente simples de ser calculado. Para encontrá-lo, basta dividir o lucro líquido de uma empresa em um determinado período pela sua quantidade total de ações emitidas ao mercado.

Em resumo, o cálculo do LPA utiliza a seguinte fórmula:

LPA = Lucro Líquido / Quantidade de ações

Para encontrar essas informações, o investidor pode utilizar dos relatórios contábeis (os quais são obrigatórios para empresas listadas na Bolsa de Valores). Esses dados podem ser encontrados usando dois deles: Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial.

Uma dica: por usar do lucro líquido na sua fórmula, o LPA já indica se a empresa é lucrativa ou não. Resultados negativos indicam prejuízo.

Qual é a importância do Lucro por Ação?

Agora você já sabe o que é Lucro por Ação e como fazer para calculá-lo. Mas, na prática, qual a sua utilidade? Para saber se uma empresa está crescendo não basta olhar o seu lucro?

A resposta é negativa. Olhar apenas para o lucro diz muito pouco sobre a realidade do negócio, embora a lucratividade seja sempre importante - ainda mais quando o objetivo do investimento é orientado para o longo prazo.

O problema é que existem muitos fatores que podem influenciar o resultado de um exercício, inclusive a quantidade de ações emitidas. Como comparar dois resultados iguais de empresas com diferente volume de acionistas?

É neste ponto que entra o Lucro por Ação, permitindo que o analista encontre qual a parcela do lucro líquido é pertencente a cada papel que foi emitido.

Além disso, o LPA é uma das ferramentas consideradas no cálculo de outros indicadores relevantes dentro da Análise Fundamentalista, sendo muito aplicado no processo de Valuation.

Quais as limitações do Lucro por Ação?

Apesar de ser um excelente indicador, o Lucro por Ação jamais deve ser usado de maneira isolada para uma tomada de decisão. Essa, aliás, é uma recomendação geral. Índices são ferramentas que auxiliam o processo de decisão, mas só funcionam quando empregados em conjunto com outras informações.

Em primeiro lugar, não há um resultado ideal que você olhe e diga que é o momento perfeito para compra. Em tese, claro, quanto maior, melhor. Ainda assim, é preciso avaliar a maneira pela qual a empresa chegou ao lucro e, principalmente, se ele é sustentável no longo prazo.

Pensando em períodos longos, sempre use o LPA de maneira histórica, entendendo a variação do seu comportamento ao longo do tempo. Assim, é possível entender se ele está acima da média ou abaixo dela.

Além disso, use o Lucro por Ação para comparar empresas do mesmo segmento. Isso porque cada setor tem a sua própria realidade. Não faz sentido olhar para o LPA de uma companhia e usá-lo em relação à outra que tem uma margem muito maior ou menor. Comparativos são válidos quando empregados da maneira correta, não aleatoriamente.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!