Logo Mais Retorno
termos

Litecoin: saiba o que é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/04/2022 às 18:13 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O Litecoin(LCT) é uma criptomoeda de alta velocidade e baixas taxas de transação, criado por Chrelie Lee em 2011. O LCT faz parte do grupo de Alticoins, criptomedas alternativas ao Bitcoin.  

Formado em Ciência da Computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Lee trabalhou para o Google durante alguns anos. Após o interesse pelas criptomoedas, Lee deixou o Google e passou a trabalhar somente com moedas digitais. 

Após a criação do Litecoin em 2011, Lee minerou 150 Litecoins para si mesmo antes de torna-la pública e em 2017 vendeu grande parte de suas moedas. Sua atitude polêmica gerou desconforto na comunidade que havia adquirido Litecoin na época. Atualmente Charlies Lee se dedica a Litecoin Fundation.

A criação do Litecoin

O Litecoin foi criado com o intuito de tornar mais prático o uso da criptomoeda para transações e pagamentos online e também para a mineração do Bitcoin - processo de criação de novas unidades de criptomoedas.

Lee criou o Litecoin para complementar o Bitcoin, não para substituí-lo. No mercado financeiro, a criptomoeda é conhecida como a prata digital. Comparado ao ouro, a prata é mais barata e possui mais versatilidade.

Atualmente o Litecoin é uma das principais criptomoedas do mercado cripto, isso significa que houve uma adesão significativa em relação a criptomoeda.

A Prata digital

O Litecoin é a segunda criptomoeada mais popular depois do Bitcoin. Conhecida como a prata digital, o sucesso do Litecoin pode ser atribuído a suas caracteristicas facilitadoras, como por exemplo sua velocidade e taxas de transação. Além disso, há outras caracteristicas que o mercado cripto julga importante.

Principais características

Peer-to-peer

Na tradução, ponto a ponto, ou seja, servidor a servidor conectados mantendo a funcionalidade e sustentação do sistema.

Decentralized finance

Termo em inglês para finanças decentralizadas. Isso significa que os governos e bancos não atuam como intermediários, todos os registros são armazenados na blockchain(sistema de base de dados).

Open source

Open souce significa código aberto. Criptomoedas que possuem código aberto, não são controladas por instituições.

Atomic swap

Conhecido como "troca atômica", essa tecnologia possibilita a troca de criptomoeadas. A primeira troca de moedas aconteceu entre a Litecoin e Decred em 2017. 

Principais vantagens 

Algoritmo

O algoritmo utilizado chama-se SCRIPT, tornando mais fácil o uso da moeda em computadores menos potentes. Isso significa que o LTC pode ser ultiliza por uma gama maior de pessoas tornando o processo mais democrático. 

Bloco

Seu bloco demora quatro vezes menos para ser formado comparado ao Bitcoin. Sendo de 2,5 minutos tornando-o processamento mais rápido enquanto o Bitcoin tem o prazo de 10 minutos. 

Quantidade máxima

Sua oferta possui a quantidade máxima de 84 milhões de moedas.

Custo

O Litecoin tem custo baixo quando ultilizado em transações.

O objetivo da Litecoin

O objetivo da criptomoeada é ser uma moeda digital de uso diário. Sas caracteristicas técnicas revelam isso. Apesar de Lee afirmar que o Litecoin não tem a intenção de substituir o Bitcoin, para o mercado, a moeda tem mais inclinação para a ultilização diária enquanto o Bitcoin para uma reserva de investimento.

Vale a pena investir em Litecoins?

De acordo com as potencialidades da criptomoeda, muitos investidores pernamecem confiantes quando se trata do Litecoin. Com uma oferta máxima de 84 milhões de moedas, sendo que mais de 60 milhões de Litecoins estão em circulação, o Litecoin ganhou a confiança do mercado cripto. 

Atualmente, o objetivo da Litecoin Foundation é "Avançar o Litecoin para o bem da sociedade, desenvolvendo e promovendo tecnologias de blockchain de última geração" tornando a criptomoedas cada vez mais solidificada no mercado. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre