Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Liberdade Financeira: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/01/2023 às 13:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O que é liberdade financeira?

Liberdade financeira é alcançar um estado de renda — ou riqueza — suficiente para pagar as despesas de subsistência pelo resto da vida sem precisar ser empregado de uma empresa ou dependente de outras pessoas ou meios. Existem diversas estratégias para alcançá-la, cada uma delas com as suas vantagens e desvantagens.

Alguém que deseja alcançar a liberdade financeira, por exemplo, pode achar útil ter um orçamento e um plano financeiro que ofereçam uma visão clara das suas receitas e despesas atuais e que auxiliem a identificar — e escolher — estratégias adequadas para avançar em direção aos seus objetivos. Um planejamento financeiro aborda todos os aspectos das finanças de uma pessoa e, por isso, pode ser interessante.

Quais são os maiores benefícios da liberdade financeira?

Existem vários benefícios em ser financeiramente livre. Isso porque uma vez que a pessoa se vê livre da necessidade de trabalhar para pagar suas despesas, tem todo o tempo livre para si mesma — ou seja, pode controlá-lo ou gastá-lo como desejar. Muitas delas, aliás, passam a priorizar coisas mais importantes, como família, amigos e hobbies.

Aqui, é importante frisar que é importante ter uma boa noção financeira para obter a liberdade financeira. É preciso entender, mesmo que um pouco, sobre as opções de investimento — que incluem ações, fundos mútuos e imobiliários. A chave é garantir que os ativos gerem renda passiva para cobrir as despesas.

Quanto dinheiro é necessário para ter liberdade financeira?

A quantidade de dinheiro necessária para ter liberdade financeira dependerá muito das necessidades e do estilo de vida de cada um. Existe uma regra geral, porém, que indica que a pessoa deve viver com 4% do valor dos seus investimentos no primeiro ano de “aposentadoria”. Depois, é possível fazer pequenos ajustes a esse valor para contabilizar a inflação dos anos seguintes.

Se as despesas de uma pessoa somam R$ 50 mil por ano, por exemplo, ela precisará de ativos geradores de renda de aproximadamente R$ 1,250 milhão para ser independente financeiramente. Mesmo que esse número pareça bastante significativo, é o poder da composição das ações que poderá ajudar a conseguir isso o quanto antes.

Como alcançar a liberdade financeira?

O primeiro passo para alcançar a liberdade financeira é estabelecer metas de vida. Quanto mais específicos forem os objetivos, maior será a probabilidade de alcançá-los. Quem deseja começar a pensar no assunto, pode começar com 3 perguntas:

O que o estilo de vida atual exige?

Quanto é preciso ter na conta bancária para tornar isso possível?

Qual idade é o prazo máximo para guardar esse valor?

Em seguida, basta contar para trás a partir da idade limite até a idade atual para estabelecer marcos financeiros em intervalos regulares entre essas duas datas. Uma boa ideia é anotar todos os valores e os prazos com cuidado e colocar a folha de metas na frente do fichário financeiro — ou em um lugar bastante visível.

O segundo passo é começar a investir agora mesmo. Os mercados em baixa podem até fazer as pessoas questionarem a sabedoria de investir, mas essa é uma das melhores maneiras de aumentar o dinheiro. A tal “magia” dos juros compostos por si só aumentaria o dinheiro exponencialmente, mas é preciso tempo para alcançar um crescimento significativo.

Outro ponto importante é se manter informado sobre questões financeiras. Para isso, uma dica é revisar as mudanças relevantes nas legislações tributárias para garantir que todos os ajustes e as deduções sejam maximizadas a cada ano.

Acompanhar as notícias financeiras e o desenvolvimento do mercado de ações também é importante para alcançar a liberdade financeira, assim como não ter medo de ajustar a carteira de investimentos de acordo. O conhecimento é — e sempre será — a melhor defesa contra fraudadores que se aproveitam de investidores inexperientes para ganhar dinheiro rapidamente.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados